Colégio Web

Como as baterias funcionam?

Publicidade

Presentes em praticamente todos os momentos de nossas vidas, as baterias, assim como as pilhas, simplesmente podem assumir o papel de símbolos do que se entende por mundo moderno.

Mas será que você sabe como as baterias funcionam? Se você está dentro da maior parte das pessoas, que simplesmente ignora esta informação será importante que você leia as próximas linhas deste artigo, pois nelas, você verá não apenas como funcionam as baterias, mas também do que elas são feitas e muito mais!

Do que são feitas?

Como as baterias funcionam

A maior parte das baterias usadas nos dias de hoje é feita de íons de lítio, sendo usadas em aparelhos eletroeletrônicos dos mais variados, além de máquinas pesadas e também em veículos automotores.

Para quem não sabe, o lítio é o terceiro elemento químico da tabela periódica, e ele é pertencente à família dos chamados alcalinos, sendo representado pelo símbolo “Li”, e contando com três prótons e com três elétrons em sua composição.

Considerado o metal mais leve do mundo (sem contar os metais que foram inventados pelo homem em laboratório), o lítio, depois de processado (em diversas etapas), é transformado em bateria.

Elas podem ser enroladas ou retangulares, de acordo com a aplicação, recebendo diversos aditivos para que realmente funcionem do jeito esperado.

Amigável

Por ser mais amigável do que outros tipos de baterias, as baterias de íons de lítio são consideradas as melhores e mais eficientes da atualidade, o que explica a sua grande utilização.

Seu funcionamento é bem simples, já que quando carregada, a bateria de lítio fica positiva, fazendo com que seja necessário que ela seja conectada ao aparelho que se deseja fazer funcionar.

Ao ligar num aparelho negativo, o processo se dá de maneira bem simples, com a energia sendo descarregada até que este aparelho possa funcionar normalmente pelo tempo que for necessário.

Seu poder de recarregamento dificilmente é perdido, o que torna ainda mais eficiente este tipo de bateria em comparação com outros tipos de baterias conhecidas.

Para que ela seja descarregada totalmente, seria necessário que 100% de sua carga fosse utilizada, o que dificilmente irá ocorrer, já que a maior parte das baterias de lítio atuais apresenta gerenciamento inteligente.

baterias

Como carregar?

Para aumentar a vida útil de suas baterias de lítio, especialmente das baterias usadas no notebook, o mais indicado é procurar não “viciar”, procurando, por exemplo, deixá-la descarregar normalmente de vez em quando.

Não procurar efetuar recarga sempre que o percentual de carga esteja em 70% também contribui para aumentar a vida útil da bateria de lítio.

Portanto, o mais indicado é procurar recarregar (procurando deixar que esta recarga seja de 100%) e depois usar tudo sem ficar conectando o aparelho na tomada sem necessidade.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados