Colégio Web

Ciclo da água – Vapores, chuva e solo

Você sabe como são formadas as chuvas? O que são os vapores? Qual a contribuição do solo no processo? Conheça o ciclo da água e entenda o funcionamento!

Publicidade

Se observarmos o globo vamos perceber que a água ocupa a maior parte da superfície da Terra, cerca de aproximadamente ¾. A camada de nosso planeta conhecida como hidrosfera é formada pelas águas dos oceanos, mares, lagos, rios e as águas congeladas dos pólos.

A água que cai das chuvas sobre a terra obedece a um ciclo. Ela, na forma líquida, em lagos, mares, rios e oceanos, libera vapores de água que sobem à atmosfera. Na atmosfera, os vapores sofrem transformações formando as nuvens que darão origem as chuvas. As águas das chuvas caem ao solo e vão se juntar água da superfície da Terra, reiniciando o ciclo.

Origem dos vapores de água

São muitas as origens de vapores de água que sobem para a atmosfera. Algumas delas são:

  • A evaporação das águas dos oceanos, mares, rios e lagos;
  • A evaporação da água das roupas que colocamos para secar;
  • A respiração dos animais e vegetais;
  • A respiração do ser humano;
  • A eliminação de água em forma de vapor pelos vegetais.

Sendo assim, toda a água existente na superfície da Terra sofre a evaporação.

ciclo da água

Como se forma a chuva?

A chuva se forma com a evaporação da água na terra. Ela sobe a atmosfera e transforma-se em gotículas de água passando do estado gasoso para o líquido (condensação). Essas gotículas dão origem às nuvens que com a diminuição de temperatura aumentam de tamanho. Elas são atraídas pela força da gravidade da Terra, caindo ao solo em forma de chuva.

Água da chuva e o solo

O solo é a camada mais superficial da superfície terrestre. Ela é permeável, ou seja, permite a passagem da água do solo até chegar a camada impermeável do solo. A água vai se infiltrando até chegar às camadas mais duras, formando os lençóis subterrâneos. Dos lençóis subterrâneos, nascem as fontes, que dão origem aos córregos, que formam os rios que desencadeiam nos mares e oceanos.

Água mineral

A água atravessa as camadas do subsolo dissolvendo e carregando uma quantidade de sais minerais. Dependendo da quantidade de sais que carregam, elas são classificadas em ferruginosas (rica em sais de ferro) e magnesianas (contém sais de magnésio). Outras possuem ainda diversos outros sais encontrados na natureza e são chamadas apenas de água mineral.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados