Colégio Web

3 processos de purificação de água

Toda água para ser consumida precisa ser purificada. Os processos de limpeza que mostraremos a você são: fervura, filtração e destilação. Compreenda-os!

Publicidade

Toda água para ser consumida precisa ser purificada. A água possui várias impurezas, e essas impurezas precisam ser retiradas para que o ser humano possa consumi-la. Vários são os processos de purificação da água. Vamos conhecer quais são esses processos!

Os processos de purificação da água são: fervura, filtração e destilação.

Fervura

Esse processo é muito simples e eficaz, é utilizado por pessoas que não possuem filtro em casa para a retirada de impurezas da água.

A fervura deve durar em torno de 15 a 20 minutos para que possa matar todos os micróbios contidos na água. Para que essa água fervida possa ser consumida é preciso que se espere até a água voltar na temperatura ambiente. Depois, para que não fique com o gosto ruim, é necessário que se agite ou misture a água, pois dessa forma o ar que foi eliminado com a fervura volta a se misturar na água.

Filtração

Purificação Água

Esse também é um processo simples de purificação de água. É o mais comum utilizado nas casas e o mais viável também. Esse método consiste em passar a água por uma porcelana porosa (vela) em que a maior parte das impurezas fica retina na vela. Na parte de cima do filtro fica a vela, em que é colocada a água para filtrar. Essa água passa pela vela e é depositada na parte de baixo, já livre das impurezas, e boa para o uso. É preciso que se realize a limpeza diária na vela, e que sua troca seja realizada pelo menos uma vez por ano.

Existem vários tipos de filtro que podemos adquirir. Os mais antigos são os de barro, que eram utilizados por nossos avós. Atualmente, várias empresas fabricam filtros modernos, com design bonito e sofisticado, muitos a água passa pelo processo de purificação e é possível retirar a água gelada. Nesse tipo de filtro, também é necessário o uso da eletricidade apenas para gelar a água.

Destilação

Esse processo já é mais complexo e somente pode ser usado em um aparelho chamado destilador. Esse aparelho é mais utilizado em pesquisas em laboratório e pela indústria de forma geral. Para utilizar esse processo é preciso que a água seja aquecida em um recipiente de vidro e que atinja a temperatura de fervura liberando os vapores de água. Esses vapores passam por um condensador. Nesse condensador o vapor passa pela serpentina que se resfria e tornasse líquido novamente. Esse líquido é a água destilada. Sendo assim, podemos entender que a água destilada é uma água pura, sem nenhum tipo de substância ou impurezas.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados