Colégio Web

Quadro Econômico

Publicidade

Quadro Econômico 

Agropecuária 

Na Ásia de Monções, a agricultura é a principal atividade econômica, porém esta prática não traz bons lucros para o país, pois os produtos são utilizados pela própria estabilidade do país. Seus principais produtos são: arroz, trigo, sorgo, juta, amendoim, café, chá entre outros. E, além disso, por ser um país populoso, outros produtos são importados para atender a demanda. 

A técnica de jardinagem (tipo oriental) é aplicada em diversos países como na Indochina, Filipinas, Malásia, – e grande parte da Índia, onde a mão-de-obra é grande e gera bons rendimentos, principalmente na rizicultura. 

Em países onde a reforma agrária não foi introduzida, as terras pertencem aos proprietários, que as arrendam ou exploram em conjunto com os agricultores. 

A Índia possui o segundo maior rebanho bovino do mundo, sendo que o primeiro é o Brasil, uma das razões disso foi a censura de carne em determinadas regiões, por motivos religiosos. 

Recursos Minerais e Energéticos 
Entre as fontes de energia disponíveis destacam-se o potencial hidrelétrico dos rios siberianos e da zona de monções, além das enormes reservas de petróleo — localizadas principalmente no golfo Pérsico e na Sibéria ocidental -, de gás natural (Sibéria) e de carvão (China e Sibéria). O subsolo asiático é também muito rico em mineral de todo tipo, especialmente antimônio, tungstênio, cobre, estanho, ferro, zinco, bismuto, cobalto, ouro, prata, manganês, níquel, titânio e vanádio. A distribuição desses recursos, porém, é muito desigual, concentrando-se sobretudo na Sibéria e na região das monções.

Industrialização na Índia 

A industrialização também é uma atividade econômica importante em algumas regiões da Ásia de Monções, em especial na Índia.
O processo de industrialização da Índia teve inicio em 1947, quando a União Indiana se tornou independente. Por ser um pais rico em recursos naturais, a Índia conseguiu dar inicio a este processo, além disso, havia muita mão de obra barata.

Na região siderúrgica do Vale do Damodar há muitas indústrias têxteis, mecânicas e químicas, sendo a primeira a mais destacada, pois usa como matéria-prima o algodão e a juta, que são cultivados nos territórios da Índia. 

As indústrias químicas e mecânicas, apesar de também produzirem produtos em grande escala, não são tão importantes para a economia quanto a indústrias têxteis. 

No ano de 2000 a Índia exportava softwares, sendo considerada neste ano a maior exportadora do mundo deste produto.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados