Colégio Web

Descolonização do Sudeste Asiático

Publicidade

Descolonização do Sudeste Asiático 

Sudeste Asiático No final do século XIX, mais da metade do continente asiático era dominado pelos europeus. Após a Segunda Guerra Mundial teve inicio o processo de descolonização, pois no decorrer da guerra o Japão conseguiu dominar as regiões da Ásia que estavam ocupadas por colônias européias e norte-americanas, e com isso o foram criando movimentos contra os colonizadores e os invasores (japoneses). E assim, muitas colônias se tornaram independentes, como a Índia, a Indonésia, o Vietnã, o Paquistão, o Siri Lanka, a Malaísia, o Cingapura, a Coréia, entre outros. 

A Índia e o Paquistão – Devido à independência da Índia, Mahatma Ganghi se destacou dos demais países por pregar a não-violência, porém isso não foi o suficiente, as lutas armadas continuaram ocorrendo de 1945 á 1947, assim conduzindo o Paquistão que até então pertencia à Índia, a se tornar um país independente. Com isso formaram-se dois países: Paquistão e Índia. Já em 1971 o Paquistão Oriental e Ocidental se separaram para se tornar um país independente (Bangladesh). 

Caxemira 

Devido à primeira guerra (1947-48) pelo controle de Caxemira, ocorreu a divisão deste território: sendo que Paquistão ficou com 1/3 do território, e a Índia com 2/3, e a outra parte já era ocupada pela China. 

Em 1980, guerrilheiros separatistas passam a atuar na Caxemira indiana. Em 2000, fracassam o acordo de paz entre o governo da Índia e Caxemira, pelo fato da Índia não aceitar o Paquistão na negociação de paz. Houve novos combates e ataques terroristas nas regiões de Índia e Paquistão. 

Em 2002 Índia e Paquistão realizavam experimentos de mísseis balísticos capazes de levar ogivas atômicas. 

No inicio de 2003, é firmado um novo acordo entre Índia e Paquistão que prevê o não-ataque sob as instalações nucleares de ambos países, e isso tranquiliza a população mundial, uma vez que estes dois países possuem uma capacidade nuclear muito grande.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados