Colégio Web

Flagelados ou mastigóforos

Publicidade

3. Flagelados ou mastigóforos 

Os protistas que se locomovem através do flagelo são denominados flagelados ou mastigóforos

Um exemplo de protista flagelado é a Euglena virides

A Euglena virides são algas unicelulares que possuem uma organela responsável pelo fototactismo positivo do animal, ou seja, movimentam-se em direção à luz. Pelo fato de possuírem cloroplastos, elas realizam a fotossíntese. Porém, quando a euglena permanece num ambiente dotado de substâncias orgânicas, e sem a presença de luz, ela perde os seus cloroplastos e fica dependente das substâncias desse ambiente.

Gênero Trypanosoma 

O gênero mais importante da família Trypanosomatidae é o Trypanosoma. Formado por espécies de protistas fusiformes como a Trypanosoma cruzi e Trypanosoma gambiensis

O Trypanosoma cruzi é o protista agente etiológico da doença de chagas que é transmitida pelas fezes contaminada do barbeiro, um percevejo que pica, geralmente, durante a noite o rosto das pessoas enquanto dormem. No entanto, a transmissão da Doença de Chagas não ocorre com a picada, mas sim com as fezes eliminadas durante ou depois da picada, que penetram no local onde ocorreu a picada. 

O Trypanosoma gambiensis é o causador da doença do sono ou tripanossomose africana. A doença é transmitida através da mosca hematófaga tsé-tsé. 

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados