Colégio Web

Ciliados e esporozoários

Publicidade

4. Ciliados e esporozoários 

Ciliados 

Os ciliados é o grupo de protistas que se locomovem através dos cílios, cirros e membranelas. 

Para o gênero Paramecium existem várias espécies, que são encontradas em locais de água estagnada ou de correnteza lenta. Seu tamanho máximo é de 250mμ. Possui um citóstoma, uma abertura oral por onde ocorre a ingestão de partículas alimentares. O citóstoma é encontrado no fundo do perístoma, o sulco oral. Apresenta a citofaringe, um canal que vai do citóstoma até o interior da célula. A digestão intracelular é realizada pelo vacúolo digestivo. Apresenta também o vacúolo contrátil ou pulsátil, um organelo comum em protistas de água doce, responsável pela regulação osmótica e a excreção. 

O Paramecium apresenta uma divisão binária (assexuada) e conjugação (sexuada). Na conjugação, ocorre a troca de material nuclear entre dois indivíduos, que permanecem ligados temporariamente. 

No Paramecium caudatum os dois indivíduos que participam da conjugação tornam-se viscosos, unindo-se através da região do peristoma, e entre eles forma-se uma ponte citoplasmática. No decorrer do processo os conjugantes permanecem nadando. O macronúcleo sofre uma desintegração, enquanto o micronúcleo passa pela meiose, originando, em cada indivíduo, quatro micronúcleos, sendo que três deles sofrem uma degeneração e o outro passa por uma divisão desigual, originando dois pronúcleos denominados: migrador (menor) e estacionário (maior). Os conjugantes realizam a troca dos pronúcleos migradores que se unem com os pronúcleos estacionários. 

Assim, em cada conjugante, ocorre a formação de um sincário ou núcleo-zigoto, que separa os conjugantes. O sincário de cada exconjugante passa por três divisões mitóticas sucessivas, constituindo oito micronúcleos, sendo que quatro são transformados em macronúcleos e três sofrem degeneração. Ocorre uma divisão entre o micronúcleo e a célula, dando origem, em cada conjugante, dois indivíduos com um micronúcleo e dois macronúcleos. A última divisão do processo ocorre, de modo que, cada exconjugante formem 4 indivíduos, totalizando 8 indivíduos a partir de dois conjugantes. 

Esporozoários 

São todos os parasitas que não possuem orgânulos para sua locomoção, a reprodução deles é assexuada, ou seja, a célula divide seu núcleo diversas vezes, após esse processo, cada pedacinho do núcleo que possui um pouco de citoplasma é separado por uma membrana, formando diversos esporos. 

No ciclo vital ocorre uma mudança de reprodução assexuada e sexuada.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados