Colégio Web

Tonometria ou Tonoscopia

Publicidade

8. Tonometria ou Tonoscopia

A tonometria estuda o abaixamento da pressão máxima de vapor de um solvente por adição de um soluto não-volátil.

Considere um cilindro ligado a um manômetro, contendo no seu interior um líquido puro (solvente). Considere outro cilindro, também ligado a um manômetro, só que contendo no seu interior um solvente misturado com um soluto X não-volátil (solução). 

A partir desta experiência, vamos notar que a pressão de vapor da solução é menor que a do solvente puro, isto ocorre, pois as partículas do soluto X consomem a energia cinética das moléculas do solvente, não permitindo que parte destas receba o estado de vapor. 

As partículas dispersas formam uma barreira, dificultando a movimentação das moléculas do solvente do líquido para a fase gasosa. 

∆p = p – p’

Onde:

p: pressão máxima de vapor do solvente puro.
p’: pressão máxima de vapor do solvente na solução.
∆p: abaixamento da pressão máxima de vapor

O abaixamento da pressão máxima de vapor (∆p) depende da temperatura. 

O quociente entre o abaixamento da pressão máxima de vapor (∆p) e a pressão máxima de vapor do solvente puro (p) é chamado de abaixamento relativo da pressão máxima de vapor.

O abaixamento relativo não depende da temperatura, pois a sua variação promove a variação de ∆p e p, de mesma magnitude, não influenciando no quociente, desde que o soluto seja não-volátil.

Lei de Raoult: “O abaixamento relativo da pressão máxima de vapor de um líquido, produzido pela dissolução de uma substância não-volátil (dando solução molecular), é diretamente proporcional à concentração da solução em mol por quilograma de solvente (Mm).”

Kt = constante tonométrica (característica do solvente)

Mm = concentração da solução em mol/kg.

n = quantidade de matéria do soluto.

A lei de Raoult só pode ser aplicada em soluções diluídas e moleculares. Para as soluções iônicas, como o abaixamento relativo da pressão máxima de vapor é uma propriedade coligativa , deve ser aplicado o Fator de Correção de Van’t Hoff (i). 

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados