Colégio Web

Graça Aranha

5José Pereira da Graça Aranha ou simplesmente Graça Aranha. Escritor maranhense que concluiu o curso de Direito em Recife e foi juiz no Rio de Janeiro e Espírito Santo. A primeira obra literária foi chamada de Canaã. Em seguida, passou 20 anos na Europa e passou a ter novos contatos com a arte moderna. Em 1922, na Semana de Arte Moderna, em São Paulo, apresentou um discurso de defesa do modernismo. Participou da fundação da Academia Brasileira de Letras em 1897, mas ainda não havia concluído suas publicações.

Publicidade

Canaã explica melhor o surgimento do regionalismo na literatura brasileira. Mostra como uma vila de imigrantes alemães se desenvolveu no Espírito Santo. Dois diferentes personagens vão apontando as diferenças na obra: Milkau deseja localizar a terra prometida, ou seja, Canaã, no Brasil. O segundo personagem, Lentz, defende a superioridade germânica. Confira trechos dos dois personagens.

Lentz

– Mas o que se tem feito é quase nada, e ainda assim é o esforço do europeu. O homem brasileiro não é um fator do progresso; é um híbrido. E a civilização não se fará jamais nas raças inferiores. Vê, a história…

Milkau

Os seres são desiguais, mas, para chegarmos à unidade, cada um tem que contribuir com uma porção de amor. O mal está na força…

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados