Colégio Web

Período Paleolítico

Trata-se de uma das era históricas mais extensas do domínio humano. Chega a atingir quase três milhões de anos. Estamos falando de um período que data de 10.000 a.C. quando os homens começaram a usar chifre de animal ou rocha para melhorar as ferramentas de caça. A ideia era também se proteger de determinados nômades que usavam lascas e objetos de ponta. Foi assim que surgiu a expressão Idade da Pedra Lascada.

Publicidade

Na Europa, especialmente Espanha e França, mais se observa restos mortais do período Paleolítico. Assim como na Índia, China e áreas do continente africano. Por ter temperaturas baixas, tais regiões continham cavernas que serviam de casa para tais grupos. Como é o caso do Australopithecus, Homo Habilis, Homo Erectus e Homo Sapiens.

Na arqueologia, pesquisadores costumam dividir o Paleolítico em dois diferentes momentos.

Divisões

1Paleolítico Inferior: quando se observa o florescimento das estruturas sociais, quando se tem artefatos já produzidos pelo próprio homem. É uma arma de pederneira, objeto de madeira ou mesmo lasca de pedra. Mesmo sendo nômades, já tinha afeições familiares, usavam o fogo e viam nesse último a principal descoberta dos últimos tempos.

Paleolítico Superior: quando aparece o Cro-Magnon, vindo da Ásia, passando pela África e se aproximando da Europa. Por morar em cavernas, percebia os esfriamentos do planeta. Era principalmente durante 4ª Era Glacial. Foi desenvolvendo culturas e tornando-se mais humano. Nesse intervalo, já tinha estatura média de 1,70m, cabeça comprida e cérebro mais trabalhado. A caça dos animais também era observada, com armadilhas que comprovam o pensamento avançado de tais grupos.

O período Paleolítico, quer dizer pedra antiga é mais conhecida como período de selvageria, ou Idade da Pedra Lascada, que acontece no período pré-histórico, que aconteceu há 2 (dois) milhões de anos. Nesse período a principal atividade era: a caça e a colheita, utilizando instrumentos de pedra, tendo que se deslocar de um lugar para o outro, como nômades.

 

Nesse período há uma divisão, existe o período Paleolítico Inferior (há 300 mil anos), e o Período Paleolítico Superior (até 10 mil anos a.C.). Antes que existisse o período Paleolítico ouve o Período Eolítico. O tempo era frio e com isso os nômades (pessoas que viviam nesse período), começaram a utilizar o fogo, para se manterem aquecidos e espantarem os animais que os atacasse.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados