Colégio Web

Período Neolítico ou Idade da Pedra Polida (10 000 a 5000 a. C)

2

Publicidade

A Idade da Pedra Polida é reconhecida, na história, como um período pré-histórico entre 12 mil e 4 mil a.C. Começa com o fim das eras glaciais quando o planeta foi povoado por gelo e termina ao se desenvolver os primeiros escritos na Suméria, área próxima à Mesopotâmia.

O que se observa em tal período?

Agricultura desenvolvida: a saída do período glacial fez com que o homem pudesse ter um vida com menos impacto da natureza. Os frutos, as raízes e os vegetais não eram as únicas prioridades. Para domesticar os animais, houve novas técnicas e mudanças na qualidade de vida. Somado às mudanças na agricultura, tais aspectos fizeram com que o homem tivesse sua produção de alimentos mais equilibrada. Assim, se afastava do nomadismo e começava a entender as características de ser sedentário. Assim surgiram as primeiras comunidades próximas de lagos e rios. O homem tinha suas necessidades básicas atendidas e, perto da água, irrigava o solo e colhia bons plantios.

Armazenamento: com mais alimentos sendo produzidos, a necessidade de armazená-los também se impunha. Lá no período Neolítico, já se tinha muitos avanços na produção de objetos de cerâmica. Foi então que, na Idade da Pedra Polida, o trabalho ficou mais organizado e dividido entre homens e mulheres. Nas comunidades iniciais, o homem caçava, pescava e cuidada da segurança mínima. Já as esposas e mulheres, cuidavam da agricultura, dos alimentos e dos filhos. Com a produção alimentar excedente, o armazenamento se fez necessário. Até mesmo começaram a existir trocas entre comunidades. Um início de processos econômicos.

Aumento populacional: se as pessoas se alimentavam melhor, obviamente viviam mais. Daí que houve um aumento populacional. Líderes foram eleitos e outras funções foram criadas nas pequenas comunidades. Até mesmo o desenvolvimento da cultura, da religião e do artesanato foram observados em nosso meio Neolítico. É dele que surgem as primeiras civilizações: Mesopotâmica (entre os rios Tigre e Eufrates) e Civilização Egípcia (vale do rio Nilo, nordeste da África).

Período Neolítico ou Idade da Pedra Polida 10 000 a 5000 a.C. 

1Neolítico quer dizer Idade da Pedra Polida, pelo fato de os instrumentos desta época serem feitos de Pedra Lascada e Pedra Polida. Este período foi marcado pelo término da era glacial no hemisfério Norte.

No Período Neolítico a agricultura é bastante forte, com a agricultura foi possível construir moradias fixas perto dos rios para que haja facilidade no cultivo e na abundância de alimentos, e desenvolver sociedade entre outros povos, aumentando ainda mais a população. Começaram a domesticar os animais e o trabalho passou a ser para todos.

Com essa evolução passaram a produzir peças, e com isso começou a surgir o comércio, o armazenamento de alimentos e a utilização de roupas de lã e utensílios, surge o dinheiro.

O clima passa por transformações em decorrência das conquistas do homem, a crosta terrestre aquece e aumenta o nível do mar, modificam-se as florestas, os desertos e até alguns animais que eram desconhecidos passam a aparecer.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados