Colégio Web

Idade dos metais (a partir de 5000 a.C)

Publicidade

Idade do Metais a partir de 5000 a.C. 

A utilização de materiais metálicos (cobre, estanho, ferro, bronze) pelo homem pré-histórico designou o último estágio da pré-história como idade dos metais. Isso resultou na desconsideração dos instrumentos de pedra. 

O primeiro material a ser fundido foi o cobre, depois o estanho, juntamente misturados objeve-se um metal mais resistente, o bronze que por volta de 3000 a.C. começou a ser produzido na mesopotâmia

A metalurgia do ferro teve inicio por volta de 1 500 a.C., na Turquia, com os hititas. Sua difusão foi mais vagarosa em relação ao bronze, pois para isso era necessário temperaturas bem elevadas, além disso, a extração de minério era uma atividade complexa. Porém, como o ferro apresentava bastante resistência, ele se tornou vantajoso para os povos que foram aprefeiçoando a maneira de utilizar este metal. 

A Revolução Urbana ocorreu devido ao crescimento das comunidades e surgimento das verdadeiras cidades. Para a sobrevivência dessas populações, os homens passaram a produzir mais do que necessitavam para seu próprio consumo, as técnicas da agricultura evoluíram, acompanhadando o desenvolvimento do comércio e do artesaneto. Com a invesão da roda os homens começaram a utilizar a tração animal. Com a modernização da economia, passou a ser necessário a utilização de novos padrões de medida, métodos de administração, e procedimentos de coletagem, foi a partir dessas exigência que surgiu a escrita. 

Os membros superiores das comunidades se beneficiando de sua importância no clã passaram a se apoderar dos excessos agrícolas, depois das terras produtivas, das propriedades coletivas, e começaram a impor seu domínio perante os outros, surgindo assim a propriedade privada e a desigualdade social. 

Neste momento surgi a necessidade de um agente para regular as relações entre os homens e a propriedade privada, o grupo organizou o poder politíco em seu próprio benefício, nesse momento ocorreu a formação do Estado.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados