Antes de entendermos o que são orações coordenadas e subordinadas, vamos entender o que é período simples e composto.

Quando um período é simples, a oração de que é constituído recebe o nome de oração absoluta.

A menina comprou chocolate.

Quando um período é composto, ele pode apresentar os seguintes esquemas de formação:

Composto por Coordenação

Ocorre quando é constituído apenas de orações independentes, coordenadas entre si, mas sem nenhuma dependência sintática.

Saímos de manhã    e voltamos à noite.

Composto por Subordinação

Ocorre quando é constituído de um conjunto de pelo menos duas orações, em que uma delas depende sintaticamente da outra.

Não fui à aula porque estava doente.

Mista

Quando é constituído de orações coordenadas e subordinadas.

Fui à escola  e busquei minha irmã que estava esperando.

coordenadas-e-subordinadas

Orações Coordenadas

As orações coordenadas não exercem função sintática umas em relação às outras, ou seja, não apresentam dependência entre elas.

Além disso, as orações são independentes do ponto de vista sintático e estão relacionadas através da conjunção e.

As orações coordenadas podem ser classificadas em assindéticas, quando não são introduzidas por conjunção, ou sindéticas, quando são introduzidas por conjunção. Essas ainda são divididas em aditivas, adversativas, alternativas, conclusivas e explicativas.

Aditivas

O Senado está em situação difícil e não tem mais como se esconder.

Lúcia terminou a prova e saiu.

Lúcia não fez a prova nem explicou o porquê.

Adversativas

A mulher tentou deter o assaltante, contudo não conseguiu.

Aluna matriculada pede dispensa de disciplina, mas a universidade não aceitou o pedido.

Lúcia terminou a prova, mas não assinou a lista de presença.

Alternativas

Decide-se agora, ou perderás a chance de ir à Europa.

Ora ele agrada, ora ele xinga.

Conclusivas

Acabou a grana, portanto cada um deve procurar um trabalho.

Ele xinga e logo agrada, portanto, é perturbado! Ele falou pouco, todavia disse o que precisava.

Explicativas

Não vá, porque isso nunca deu certo.

João não respondeu, pois não lhe deixaram falar.

Não fale isso, que é muito feio!

coordenadas-subordinadas

Orações Subordinadas

Diferentemente do que acontece com as orações coordenadas, as orações subordinadas apresentam uma dependência sintática em relação à oração principal. Elas são classificadas de acordo com a sua função sintática: oração subordinada substantiva, oração subordinada adjetiva e oração subordinada adverbial.

Substantivas

Normalmente são introduzidas por conjunções subordinadas integrantes e podem fazer o papel de um substantivo nos períodos. Elas são classificadas de acordo com a sua função: subjetiva, completiva nominal, predicativa, apositiva, objetiva direta e objetiva indireta.

Acreditamos que a jogada do zagueiro foi desleal.

Adjetivas

As orações subordinadas adjetivas exercem a mesma função de um adjetivo, pois modificam um substantivo. Elas são classificadas em dois tipos: explicativas e restritivas.

Os alunos, que estudaram para o vestibular, conseguiram boas notas.

Adverbiais

Essas orações exercem a função de adjunto averbial em relação ao verbo da oração principal. Elas são classificadas em nove tipos: causais, consecutivas, comparativas, condicionais, conformativas, concessivas, finais, proporcionais e temporais.

Se estudar bastante, passará no vestibular da Unicamp.