Colégio Web

O que são substantivos sobrecomuns?

Publicidade

A língua portuguesa está entre uma das mais difíceis. Afinal, é preciso saber conjugar os verbos de maneira correta e também uma série de outros detalhes. Entre eles, os substantivos sobrecomuns são um exemplo do que precisamos aprender.

Você já deve ter ouvido falar deles nos tempos de colégio, mas, com certeza, já deve ter se esquecido. Muito provavelmente, você usa e abusa deles todos os dias, mas não sabe do que se trata.

Neste artigo, vou relembrá-los e você vai aprender junto comigo o que são os substantivos sobrecomuns e conferir uma série de exemplos:

O que são os substantivos sobrecomuns?

substantivos sobrecomuns

Substantivo sobrecomum nada mais é do que um substantivo que tem apresenta um só gênero para o masculino e o feminino, e assim nomeiam pessoas. Vamos aos exemplos:

20 substantivos sobrecomuns

  1. o algoz
  2. o anjo
  3. o apóstolo
  4. o carrasco
  5. o cônjuge
  6. a criança
  7. a criatura
  8. o defunto
  9. o ente
  10. o gênio
  11. o ídolo
  12. o indivíduo
  13. o membro
  14. o monstro
  15. o neném
  16. a pessoa
  17. o ser
  18. a testemunha
  19. o verdugo
  20. a vítima

Observe que eles sempre vêm acompanhados de um artigo – o ou a. Se você vai se referir ao padre, você deve falar “o padre”, com o artigo na frente e assim por diante. Vamos conferir outros exemplos de substantivos sobrecomuns agora aplicado em frases!

Exemplos de substantivos sobrecomuns em frases

sobrecomuns substantivoTodos os dias falamos uma série de frases que nem ao menos sabemos que estamos fazendo o uso desenfreado dos substantivos sobrecomuns. Você mesmo já pode até ter falado alguma delas hoje, veja:

  • Meu filho é um anjo!
    Minha filha é um anjo!
  • Aquele aluno é um gênio.
    Aquela aluna é um gênio.

Para que tenha a distinção entre o gênero, podem ser dadas indicações de pertencerem ao sexo masculino ou ao sexo feminino. Por isso, o uso de “meu ou minha”, “aquele ou aquela”. Vamos agora, a mais exemplos dos substantivos sobrecomuns:

  • A vítima foi uma criança do sexo masculino.
  • O cônjuge do sexo feminino deu início ao processo de divórcio.

Mas, atenção! É preciso tomar muito cuidado para não confundir os substantivos sobrecomuns com os substantivos comuns de dois gêneros e epicenos.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados