Colégio Web

O que são desinências?

A desinência é a terminação das palavras, que tem como intuito, modificá-las. Existem dois tipos: verbais e adnominais. Conheça-as!

Publicidade

A desinência é a terminação das palavras, que tem como intuito, modificá-las. Ela modifica os verbos conjugando-os; modifica o substantivo e o adjetivo em gênero e número. Existem dois tipos de desinências as verbais e as nominais.

Desinências verbais

As desinências verbais dividem-se em desinências modo-temporais e número-pessoais. Vamos entender como se aplica cada uma delas.

Modo-temporais – são terminações que indicam o tempo e o modo que estão sendo aplicadas. São quatro as desinências modo-temporais:

  • va ou ia -, para o Pretérito Imperfeito do Indicativo – andava, lia, vendia.
  • ra -, para o Pretérito Mais que Perfeito do Indicativo – andara, estudara, partira.
  • ria, – para o Futuro do Pretérito do Indicativo – andaria, estudaria, partiria.
  • sse, – para o Pretérito Imperfeito do Subjuntivo – andasse, estudasse, partisse.

Número-pessoais – são terminações que indicam a pessoa e o número. São três os grupos das desinências número-pessoais.

Grupo I: i, ste, u, mos, stes, ram, para o Pretérito Perfeito do Indicativo: eu andei, tu andaste, ele andou, nós andamos, vós andastes, eles andaram.

Grupo II: – es, – , mos, des, em, para o Infinitivo Pessoal e para o Futuro do subjuntivo: era pra eu andar, tu andares, ele andar, nós andarmos, vós andardes, eles andarem. Quando eu puser, tu puseres, ele puser, nós pusermos, vós puserdes, eles puserem.

Grupo III: -, s, -, mos, is, m, para todos os outros tempos. Eu ando, tu andas, ele anda, nós andamos, vós andais, eles andam.

Desinencias

Desinências nominais

De gênero: indica o gênero da palavra. A palavra alterará a sua terminação quando houver oposição do gênero masculino e feminino. Exemplo: menina – menino. A vogal a será a desinência nominal de gênero sempre que indicar o feminino de uma palavra. Exemplo: menina, cabeleireira, panela, janela.

De número: indica o plural da palavra. Na terminação da palavra incluímos a letra s, que indica o plural. Exemplo: cadeiras, mesas, cestas, pedras, águas.

Afixos: são elementos que se juntam a outros radicais para a formação de novas palavras. São eles: os prefixos e os sufixos.

Os prefixos: é o afixo que encontramos antes do radical. Exemplo: destampar, incapaz, imoral.

Os sufixos: é o afixo que encontramos depois do radical. Exemplo: pensamento, acusação, felizmente, adoravelmente.

Vogais e consoantes de ligação

As vogais e consoantes de ligação surgem entre as unidades mínimas de significação que chamamos de morfemas. Elas facilitam a pronúncia de certas palavras. Por exemplo: flores, gasômetro, entre outras.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados