Colégio Web

O que é a sociedade da informação?

A informática e a telecomunicação estão juntas no surgimento desse conceito

Publicidade

Informação é poder. O que seria então a chamada sociedade da informação? Esse conceito surgiu da necessidade de explicar e ao mesmo tempo justificar alguns fenômenos sociais que começaram a acontecer especialmente a partir da década de 80.

Tais fenômenos eram marcados pelas tecnologias da informação que passaram a existir depois da junção dos inventos da informática com os avanços da telecomunicação.

Portanto, a sociedade da informação está bem presente nos dias atuais e relacionada a dois importantes aspectos: o primeiro, diz respeito às mudanças observadas na forma de produção e edição das informações. Por consequência, também influenciou no segundo aspecto que é a forma como essa mesma informação é distribuída e recebida. São aspectos interligados.

O que há em comum? O fato de ambos os aspectos terem os meios de comunicação em seu centro. Esses meios de comunicação ou “medias” passaram por diversas modificações ao longo do século XX, quando a sociedade da informação ganhou corpo.

Sociedade da informação e do conhecimento?

sociedade da informaçãoA partir dessas informações preliminares é possível afirmar que sociedade da informação é o mesmo que sociedade do conhecimento? O assunto já foi alvo de diversos estudos.

Para alguns estudiosos há diferenças consideráveis. Eles apontam que informação diz respeito a algo externo, de caráter informativo. Frisam, ainda, que a informação pode ser acumulada rapidamente. Porém, é um tanto que automática e inerte.

Já o conhecimento, está ligado ao interior e não à superfície e precisa ser estruturado. Afirmam também que o conhecimento tende a crescer, ainda que lentamente. Defendem que ele é mais humano e leva a uma ação.

O fato é que o termo e os impactos da sociedade da informação calcada na informática e na telecomunicação ganhou expressão e está consagrada no cotidiano mundial. A rede mundial de computadores em muito contribuiu para esse processo. A explosão das informações que cada cidadão observa atualmente marca o quão acelerado é esse cenário, seja na produção ou na distribuição da informação. Para manter esse ritmo, as novas tecnologias são cada vez mais sofisticadas e tornam-se rapidamente obsoletas. Esse fato está relacionado à economia, pois esse ritmo é o que move o consumo desenfreado de tais ferramentas.

Avanços e retrocessos

informaçãoA sociedade da informação permitiu alguns avanços. Alterou as formas de comunicação, influenciou no lazer. O processamento de dados vive uma imensa reviravolta, inclusive com alguns países defendendo a discussão em âmbito internacional. Para quem soube aproveitar, a sociedade da informação levou à ampliação do conhecimento.

Porém, como tudo na vida, também há retrocessos. Essa informação toda massificada e tão rápida amplia os cenários de saturação. A rapidez e o desenvolvimento tecnológico ainda não promoveram igualdade nos espaços digitais, pois muitos ainda dependem do fator econômico e estão excluídos de toda essa gama de dados. Os estudos continuam a ser realizados e não há certezas nessa revolução da informação. Pelo menos, por enquanto.

E você, o que pensa dessa sociedade da informação? Quais as perspectivas para as gerações futuras? Deixe a sua opinião!

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados