Colégio Web

O que é sílaba tônica?

Publicidade

A nossa Língua Portuguesa possui várias regras e normas que devemos seguir para escrevermos corretamente e de forma culta. Cada idioma segue a sua regra de acentuação! Ela não é tão fácil e nem tão simples, mas devemos aprendê-la. Algumas regras esclarecem com maior clareza o motivo pelo qual as palavras precisam ser acentuadas. Vamos entendê-las melhor!

Detalhes da Sílaba tônica

A sílaba tônica é diferenciada por ser a sílaba mais forte em uma palavra, ou seja, que pronunciamos com maior intensidade.

Ela aparece em diferentes posições da palavra. Dependendo da posição dessa sílaba, a palavra terá uma classificação, e isso dependerá da intensidade com que é pronunciada. Vamos conhecer as regras de classificação das palavras, conforme a posição da sílaba tônica.

Silaba Tonica

Regras de acentuação com relação a sílaba tônica

Para classificar uma palavra conforme a sílaba tônica, verificamos a posição dessa sílaba de trás para frente da palavra. São três posições possíveis: na última sílaba da palavra, na penúltima sílaba da palavra ou na antepenúltima. Vamos observar!

Quando a sílaba tônica é a ultima, dizemos que a palavra é oxítona. Exemplo: baú, chapéu, girassol, coragem, nariz, país, cipó, ninguém, leite, assobio, mão, vão, você, etc;

Quando a sílaba tônica é a penúltima, dizemos que a palavra é paroxítona. Exemplos: chocolate, álbum, criança, varinha, livro, alfinete, sabonete, colégio, cantava, relógio, mansinho, carinho, etc;

Quando a sílaba tônica é a antipenúltima, dizemos que a palavra é proparoxítona. Exemplos: matemática, péssimo, fábrica, pássaro, médico, vítima, máquina, xícara, óculos, sílaba, penúltima, etc.

Sinais de acentuação

Acentuação

O sinal (´) é chamando de acento agudo e usamos sobre as vogais a, e, i, o, u da sílaba tônica das palavras indicando um som aberto.

O sinal (^) é chamado de acento circunflexo e usamos sobre as vogais a, e, o da sílaba tônica das palavras indicando um som fechado. Com a nova regra de acentuação não utilizamos mais esse acento nas vogais i e u.

O sinal (~) é chamado de til e usamos esse acento nas vogais a e o indicando o som nasal. Ex.: alemã, órgão, irmã, coração.

O sinal (¨) é chamado de trema e, conforme o novo acordo ortográfico, pode ser aplicado somente nas palavras de origem estrangeira ou nome próprio.

O sinal (`) é chamado de acento grave e usamos para indicar à junção da preposição a com os artigos a e as e com os pronomes demonstrativos (aquele, aquela, aquilo). Ex.: à, às, àquele, àquilo.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados