Colégio Web

O que é mesóclise?

Publicidade

O português é uma língua muito bonita e muito completa. Ao mesmo tempo, é um idioma bastante complicado, com diversas regras de gramática que nem mesmo grande parte dos falantes da língua consegue ou sabe aplicar. Afinal de contas, a lista de regras do uso dos verbos é realmente extensa e apenas poucas pessoas que se interessam mais sobre o assunto conseguem aplicar todas elas com primazia.

E uma das regras gramaticais que mais gera confusão entre as pessoas e que realmente pouca gente sabe como usar é a mesóclise. E é exatamente pensando em explicar ela para você que separamos aqui um passo a passo que vão fazer com que você nunca mais erre no uso da mesóclise.

mesóclise

A mesóclise

De maneira resumida, a mesóclise é uma maneira de colocação pronominal. Ela está ao lado da próclise e da ênclise, que são muito mais utilizadas. Pouco conhecida, a mesóclise apenas está presente na linguagem muito formal, sendo deixada de lado em situações do dia a dia.

Ela acontece quando o verbo da frase estiver no futuro do presente ou no futuro do pretérito em situações onde a próclise não é justificada. Nela, o pronome não vai ficar na frente e também não vai ficar no final, mas sim vai se posicionar de maneira intercalada ao verbo.

É preciso ressaltar que os verbos só permitem mesóclise se eles tiverem exclusivamente no futuro do presente ou no futuro do pretérito. Quando o verbo estiver no particípio ou em qualquer outra forma, usar a mesóclise é errado. Isso é facilmente perceptível, pois a palavra vai soar bastante estranha para quem a fala.

mesóclise temer

Outro detalhe sobre a mesóclise é que, caso haja a justificativa para o uso da próclise, a última vai ser usada. Sendo assim, a mesóclise é aplicada apenas em casos muito específicos. Para que você entenda melhor, separamos aqui alguns exemplos.

Falar-lhe-ei a teu respeito. (Falarei + lhe) acontece mesóclise.

Procurar-me-iam caso precisassem de ajuda. (Procurariam + me) acontece mesóclise.

Tudo lhe darei, pois gosto muito de você. (Tudo é um pronome que exige a próclise, por isso mesmo que o verbo esteja no futuro do presente, a próclise é utilizada e não a mesóclise.)

Também é preciso ressaltar que, tanto no tempo verbal futuro do presente, quanto no tempo verbal futuro do pretérito não acontece a ênclise, que é quando o pronome é colocado no final do verbo.

Outro ponto que é importante ressaltar é que a mesóclise é hoje uma colocação exclusiva da língua culta e da modalidade literária, sendo praticamente inexistente em conversas correntes e na comunicação mais informal por ser um pouco mais estranha aos ouvidos.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados