Colégio Web

O que é haplologia?

486067_570489229642392_136490404_nAlguma doença? Termo específico da área de saúde? Ou está relacionado à língua portuguesa? Mais uma palavrinha nova para o seu vocabulário enciclopédico!
O nome haplologia é muito estranho e novo para a maioria das pessoas. Mas, fique sabendo que ele representa nada menos que um importante elemento da gramática portuguesa. É uma espécie de síncope. Ora bolas, outro nome estranho! Vamos entender na prática o que eles significam? É uma forma de suprimir determinado fonema. É um tipo de metaplasmo. Ainda está estranho? Então, vamos observar na prática!

Publicidade

1. O teatro tragicômico é uma modalidade muito aplaudida no meio artístico.

Nesse caso, a junção de trágico com cômico representa uma haplologia.

2. A professora foi extremamente bondosa com a turma.
Observe que há uma junção de bondade com osa. Podereríamos ter bondadosa. Mas, por estética, ficamos apenas com o bondosa.

3. A idosa fez uma importante jornada de atividades que favoreciam a melhoria dos batimentos cardíacos.

Da mesma forma que no exemplo dois, idade foi acoplada a “oso”. Poderíamos ter idadodoso. Mas, por tratar-se de uma haplologia, permaneceu apenas o idoso.

Em todos esses exemplos acima listados, houve a apresentação de uma sílaba igual ou bem parecida que acabou sendo suprimida para não gerar um vício de linguagem muito comum, conhecido como cacófato. A pronúncia da palavra foi facilitada. Especialmente em momentos de comunicação oral, deve-se evitar esse tipo de problema e imprimir mais dinamismo à fala e interação. Ou seja, a haplologia pode ocorrer sem nem mesmo percebermos.

76F86Origem grega

Agora que já entendemos a função, que tal verificar a origem do termo? Dá pra intuir que tem a ver com os gregos, não é verdade? O haplo vai significar “simples”. É um jeito de tornar as coisas mais fáceis de serem acessadas.

O mais importante é perceber como a língua se modifica e movimenta em diferentes direções. A fonética e a morfologia estão aí para comprovar que é possível deixar a linguagem mais acessível e nem por isso menos bela.

Que outros termos da língua portuguesa despertam a sua curiosidade? Envie suas dúvidas e sugestões e verifique outros assuntos tratados pelo Colégio. Deixe também as suas críticas e sugestões ao conteúdo.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados