Depois que os alunos concluem o processo de alfabetização, aumentam as dúvidas com a ortografia das palavras.

Na Língua Portuguesa, muitas são as “pegadinhas” relacionadas à ortografia das palavras.

As letras M e N são bastante requisitadas nesse período de dúvidas. Inicialmente, por conta do uso antes do P e B. Porém, também é preciso redobrar a atenção quanto ao uso do M e N no final de sílabas.

Nasalização

Sílabas com M e NA nasalização ou o a nasalidade é tudo aquilo que envolve um aspecto do som nasal, do nariz.

De forma específica, com relação ao M e N no final de uma sílaba, ela ocorre da seguinte maneira: a palavra queriaM e a palavra taNta. O som nasal parece o mesmo, mas as letras são diferentes.

Os estudiosos explicam que, nesses casos, o contexto é quem vai definir se o M ou N deve ser utilizado. Há algumas regras para o uso dessas duas consoantes, mas os alunos devem estar atentos ao processo de leitura para que de forma rápida saibam identificar e não fiquem presos às regras decoradas.

Em sala de aula é muito importante que sempre ocorra reflexão quanto ao uso do M e N.

Na prática

O que é a nasalização do M e NVejamos abaixo um trecho do conto “O sapo, a onça e o pirarucu”, extraído do livro Amigos da Onça, de Ernani Só.

“Há muito tempo, quando os bichos falavam, mas só ouviam o que queriam, a onça foi beber água e topou com um sapo no caminho. Não pediu licença, não. Simplesmente atirou o sapo no rio.

O sapo caiu com tanta força que acertou na cabeça de um pirarucu. O sapo disse:
– Desculpa. A onça me jogou.

Mas o peixão deu um raquetaço com o rabo e jogou o sapo de volta para a terra.A onça disse:
– Ué, compadre sapo, voltou”?

É importante que você, aluno, observe as diferenças em cada palavra com M ou N no final das sílabas. Que também analise o que diferencia uma palavra em que as letras M ou N apresentem o mesmo som.

Depois de uma primeira leitura, inicie a segunda e pare um pouco em todas as palavras que tenham esse som parecido. Separe essas palavras e anote, em separado, para discutir com a professora.

Não se trata apenas de decorar regras, mas também é preciso ficar atento às novas palavras que começam a surgir no vocabulário das crianças que estejam cursando o 3º ano do Ensino Fundamental.

Para treinar um pouco mais, clique aqui e veja algumas atividades sobre o assunto.

E aqui você vai reforçar o treinamento com diversas palavras que também se encaixam nessa mesma situação.