Colégio Web

Dicas para escrever redações persuasivas

Publicidade

Para escrever um bom texto persuasivo, é importante que você tenha em mente sua principal missão: convencer da sua opinião.

Um bom texto persuasivo precisa ser altamente convincente e com argumentos sólidos.

Isso porque o principal objetivo desse tipo de texto é convencer, fazer o interlocutor refletir a respeito das ideias expressas, da propaganda feita. Tudo isso precisará de uma argumentação coerente, eficaz, oportuna, honesta, justa, caso contrário, não surtirá o efeito esperado.

É importante que você tenha essa ideia da argumentação bem clara na sua cabeça. Somente com esses conceitos já, devidamente abstraídos, você conseguirá sustentar sua tese.

Nas próximas linhas, daremos um passo a passo de como fazer para elaborar uma boa redação persuasiva, sempre partindo da ideia inicial de persuadir o seu interlocutor. Vamos ao roteiro!

Passo a passo para produzir uma boa redação persuasiva

redação persuasiva

1# – Estipule um tempo para pensar na linha de argumentação – Um texto persuasivo de qualidade não se faz de uma hora para outra.

É preciso de pelo menos alguns minutos para decidir qual será sua linha argumentativa, estipular o melhor caminho a seguir, enfim, repensar seu texto e qual a melhor saída argumentativa para ele.

Digo isso, pois o texto somente terá credibilidade se ele estiver bem escrito e com coerência nessa argumentação. Se não for um assunto que você domine e que você consiga se sobressair, provavelmente, a argumentação será rasa e superficial.

2# – Introdução – Como primeiro parágrafo sua argumentação terá que ser impactante.

Deverá atrair o leitor, com uma argumentação bem clara e chamativa que já indique o impacto que você deseja causar.

Ela não precisará ser muito detalhada, geralmente os detalhes devem vir no corpo do texto, mas é importante que ela já seja capaz de expressar uma opinião bem forte.

3# – Desenvolvimento – O desenvolvimento, o corpo do seu texto, deverá conter os principais elementos para sustentar a sua tese.

Tente fazer algo em torno de três parágrafos para o desenvolvimento, procurando começar com as ideias mais fortes que você pensou.

Desnecessário falar que todos eles precisarão estar devidamente conectados, não é mesmo? Para a argumentação ser profunda, você precisar achar uma boa relação entre eles para que as ideias, mesmo sendo boas, não se percam e fiquem difusas no meio do texto.

boa redação persuasiva

Nem sempre só com conhecimento do assunto e com boas ideias o texto estará totalmente garantido.

Ele precisará estar bem estruturado para que as ideias tenham nexo e causem o impacto esperado.

4# – Preocupe-se com uma refutação – A refutação não deve, de maneira nenhuma, lhe contradizer. Ela deverá mostrar que seu texto sabe ver o outro lado da história.

Servirá para mostrar que não é uma opinião radical de alguém cego que só olha para o seu ponto de vista. A ideia é mostrar que você consegue pesar as coisas, mas ao mesmo tempo, sustentando seu ponto de vista.

5# – Conclusão – A conclusão é básica. Não deve deixar para expor novas ideias nela. Ela deve ter apenas a finalidade de recapitular o que já foi dito.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados