O texto jornalístico tem uma formação característica e que diz respeito ao relato que faz dos fatos. Em linhas gerais, podemos dizer que o texto jornalístico é aquele que se destina a notificação de algum fato, sem a impressão ou a opinião do redator, que deve assumir uma postura de relatoria e explicitar os acontecimentos de acordo com a veracidade e comprovação do ocorrido.

Para ser construído com clareza e dentro dos padrões definidos é preciso que o redator de um texto jornalístico se atente para a importância de avaliar a documentação e as informações colhidas sobre o acontecimento que precisam estar apoiadas nos fatos e com veracidade. O redator precisa investigar antes de publicar para que não hajam problemas relacionados com o conteúdo, além do que é preciso ter um plano ou planejamento para construção do texto, saber definir a finalidade da notícia e o público-alvo e desenvolver um roteiro com as principais informações e um possível desdobramento ou encerramento da questão.

textos jornalisticos

Para que um texto jornalístico tenha uma boa forma e um conteúdo que atenda aos principais requisitos estruturais da categoria é preciso que o redator contemple em sua formação: um título, um subtítulo – que faz um breve resumo sobre o que será apontado -, um lead – definido como os 2 parágrafos do início da notícia e que devem responder o que, quem, quando e onde aconteceram o fato que está sendo relatado – , o corpo do texto – contendo os desdobramentos e as possíveis associações entre conteúdos – e, por fim, uma conclusão.

Dicas para produzir um texto jornalístico

texto jornalistico

• Se dedique e pratique: para fazer bons artigos é preciso que você tenha disciplina e esteja em constante processo de aperfeiçoamento do seu potencial. Isso se dá pela prática e pela constante determinação em melhorar e aprender com o material de consulta disponível.
  • Saiba planejar seu texto: para que o texto cumpra sua missão e tenha a devida repercussão com o público de interesse é preciso fazer dar um início, meio e fim lembrando sempre de contemplar as informações necessárias para a compreensão do leitor e deixando as informações menos relevantes para o segundo plano, de modo a não inviabilizar a compreensão do texto.
  • Repasse a notícia com credibilidade: é fundamental que você se preocupe com o conteúdo e saiba escolher fontes seguras e com credibilidade para repassar a notícia. Além disso, é preciso que seu tempo seja claro e objetivo e consiga atender as demandas do público, apontando todas as informações relevantes.
  • Saiba articular as palavras: um bom texto surge de uma boa articulação e associação de palavras, fazendo com que a linguagem não seja informal, mas que mantenha um padrão de clareza e que facilite a compreensão de quem lê.

Escreva diretamente: é importante tornar a leitura fácil e objetiva. Procure fornecer a notícia de forma limpa e seguir a regra de padronização dos textos jornalísticos, além de estar sempre atento a exposição da notícia e sem intervenções de opinião própria.