Colégio Web

Como funciona o gênero dos substantivos

Publicidade

Vamos aprender a variação do substantivo,que pode variar em gênero, número e grau. O que isso significa? Vamos entender melhor.

Na nossa língua, as palavras possuem variação quanto ao feminino e masculino. Masculino e feminino são os gêneros do substantivo. Vamos ler alguns exemplos:

  • o escritor – a escritora; o dentista – a dentista; o campeão – a campeã;
  • a viagem, o livro, a boneca, o carrinho, etc.

Algumas palavras ajudam a entender melhor essa classificação. A essas palavras chamamos de artigo, e podemos defini-lo de duas formas.

O que é artigo?

O artigo é uma palavra que acompanha o substantivo, e é usada antes do substantivo para indicar sentido determinado ou indeterminado aos seres. Quando queremos determinar um ser, ou especificar um ser definido usamos o artigo definido. Quando não há necessidade de especificar um ser, ou melhor, quando se trata de qualquer ser, nesse caso usamos o artigo indefinido.

Substantivo

Artigo definido e indefinido

O artigo pode ser definido (o, a, os, as) e artigo indefinido (um, uma, uns, umas). Vamos entender melhor o uso dos artigos nas palavras abaixo:

  • O livro de Camille  –  Os livros de Camille
  • Um livro de leitura –  Uns livros de leitura

Assim temos: antes do substantivo masculino usamos o, os, um, uns e diante do substantivo feminino usamos a, as, uma, umas. Exemplo: as viagens, as bonecas, umas folhas, o caderno, os livros, uns brinquedos, o dinheiro, uma mesa, as cadeiras, etc.

Formação do gênero das palavras

Artigos

As palavras masculinas podem formar o feminino da seguinte forma:

  • Substituímos o artigo feminino para formar a palavra mantendo o radical. Exemplo: filho, filha, menino, menina, gato, gata.
  • Em palavras masculinas, colocamos o artigo definido a ou um sufixo feminino. Exemplo: o autor – a autora, o cantor – a cantora, o professor – a professora, o nadador – a nadadora, o médico – a médica, deus – deusa, cônsul – consulesa, etc.
  • Em palavras com radical diferente como pai – mãe, zangão – abelha, boi – vaca, carneiro – ovelha, cão – cadela, cavalo – égua, homem – mulher.

Temos ainda os substantivos uniformes e como o nome já diz, são substantivos que possuem a mesma forma para o masculino e para o feminino.

 Substantivos uniformes

  • Comum para os dois gêneros – são palavras que admitem os dois gêneros, ou seja, usamos a mesma palavra para o masculino e para o feminino, nesse caso usamos o artigo para a definição de masculino ou feminino. Exemplo: a dentista – o dentista, o atleta – a atleta, o estudante – a estudante, o chefe – a chefe.
  • Epicenos são palavras que usamos para indicar determinados animais e possui um único gênero para o feminino e para o masculino, apenas incluímos a expressão macho ou fêmea. Exemplo: jacaré macho ou fêmea, cobra macho ou fêmea e outros como baleia, borboleta, jiboia, tatu, formiga, etc.
  • Sobrecomuns são palavras que usamos para indicar pessoas com único gênero para o feminino e para o masculino. Exemplo: a criança, a testemunha, o cônjuge, a pessoa, o guia, etc.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados