Colégio Web

Como funciona a interpretação de textos?

A leitura é mais do que identificar e decifrar signos linguísticos ou gráficos. A leitura é o entendimento dos códigos interpretando-os ao seu mundo!

Publicidade

Você sabe o que é interpretar um texto? Você tem alguma dificuldade em analisar um artigo? Vamos conhecer algumas técnicas que facilitam o aprendizado na hora de fazer a leitura de um texto, seja esse literário ou não.

A leitura e interpretação de um texto é muito importante em vários sentidos. No momento de um vestibular, proposta de emprego e para a vida em geral, como aquisição de conhecimento, por exemplo!

Quando fazemos a leitura é preciso retirar a maior quantidade de aprendizado. Mas isso não é nada fácil! É preciso que se tenha algum conhecimento de mundo para interpretar vários tipos de textos.

A interpretação de textos e as disciplinas

Interpretação Texto

A Língua Portuguesa é uma das disciplinas em que estudamos os tipos de escrita, os gêneros textuais, as formas de linguagem, as técnicas de redação, mas em todas as disciplinas estudamos a interpretação de texto, pois elas estão interligadas. Assim como entender a leitura de um texto de História, ou interpretar um problema na Matemática, a interpretação de um mapa na Geografia e assim por diante.

O que é ler?

A leitura, ou o ato de ler, é mais do que identificar e decifrar códigos, signos linguísticos ou gráficos. A leitura é o entendimento dos códigos interpretando-os ao seu mundo, comparando-os e incorporando-os ao seu mundo pessoal. Como consequência, há o enriquecimento do vocabulário, que ajuda muito no dia a dia. É importante que você saiba os motivos pelos quais deseja realizar uma leitura.

Como entender um texto

Podemos dividir o entendimento de um texto por três quesitos básicos:

  • Assunto (foco) do texto
  • Opinião de quem escreve o texto
  • Argumentos usados

Leitura

Assunto (foco) do texto

Devemos entender do que se trata o texto (foco). É preciso diferenciar o foco do texto dos demais assuntos que também estão sendo abordados de forma secundária. Quando você não consegue localizá-lo é porque faltou atenção na leitura ou o assunto precisa de maior compreensão. Quantas vezes nos pegamos lendo sem prestarmos a atenção devida!

Opinião de quem escreve o texto

Quem escreve o texto pode inserir suas opiniões sobre o assunto e cabe a você saber interpretá-las distinguindo no texto as opiniões do que é de fatoconcreto.

Os argumentos

Quando escrevemos devemos, deixar claro os argumentos, e ao mesmo tempo, quando interpretamos devemos observar quais são esses argumentos, para entendermos melhor sobre o assunto e chegarmos às nossas próprias opiniões. Dessa forma, você demonstrará que entendeu a leitura e o desenvolvimento das ideias.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados