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Como escrever um relatório?

Existem diferentes tipos de relatórios, mas sempre há um modelo a ser seguido

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Antes de fazer um relatório é importante ter em mente que você precisa estar dominando o assunto. Assim, não terá qualquer dificuldade. Algumas dicas devem ser seguidas para facilitar a redação desse tipo de gênero textual.

Em termos de coerência, também é muito importante que os parágrafos estejam bem relacionados.

Antes de iniciar a redação do relatório, saiba quais são as ideias centrais que vai defender. Os exemplos também são muito importantes. Um relatório que possa ser bem avaliado precisa ser embasado. Tenha em mente o objetivo a ser defendido e todas as anotações sobre o assunto sempre às mãos. Clareza e objetividade também facilitam o processo.

Dicas importantes
relatorioObjetividade: qual é a meta? O que você realmente deseja transmitir? Você quer motivar a discussão ou responder uma pergunta?

Anotações: se é um relatório de um livro, sempre tenha todos os dados sobre o que considera importante. Se for sobre uma determinada situação, anote tudo o que observar ou escutar e considerar pertinente.

Tema: quais são os elementos formadores desse livro, fato, ou mesmo do objeto que está sendo analisado? Pode ser um detalhe ou um fato mais importante.

Qual o padrão?

As ideias precisam ser desenvolvidas em parágrafos bem organizados e relacionados. A ideia central sempre é a primeira, mas logo em seguida você precisará de exemplos e argumentos para fundamentar a sua opinião. Os dois primeiros parágrafos são muito importantes.

como fazer relatorio

Em termos de organização, o relatório pode vir com os seguintes tópicos:

Título: bem objetivo, claro e mais sintético;
Remetente: é o mesmo que o autor do documento;
Destinatário: para quem você está destinando o relatório;
Assunto: é o assunto sendo desenvolvido. São todas as informações que você considera importante explorar e relatar. É também chamado de parágrafos do desenvolvimento. Onde você detalha o objetivo do seu relatório. Nesse espaço podem ser colocados os materiais utilizados, a metodologia. Em seguida, você faz o tópico dos resultados e discussões.

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