Colégio Web

Alfabeto – Definição, origem e curiosidades

O que é alfabeto? Para que ele serve? Quantas letras existem em nosso alfabeto? Confira a resposta para essas e outras perguntas aqui em nosso artigo!

Publicidade

Você já conhece o nosso alfabeto? Não! Vamos, então, aprender as letras e vogais que podemos encontrar no nosso alfabeto.

Mas o que é alfabeto? Para que ele serve? Quantas letras existem em nosso alfabeto? Quantos existem? Vamos descobrir juntos nessa excitante leitura!

O que é o alfabeto?

Podemos definir o alfabeto como uma grande brincadeira de letras que formam palavras. Ou, então, o alfabeto é um conjunto de letras em que escrevemos várias palavras que formam a nossa língua. O alfabeto também é conhecido como abecedário e com ele podemos brincar com as palavras, pois montamos e desmontamos as letras formando infinitas palavras.

Origem do alfabeto

Essa palavra é de origem grega (alphabetos) que com o passar dos tempos teve a sua derivação no latim (alphabetum), que é uma língua mais próxima à nossa. Como podemos observar a linguagem possui variações e existem vários alfabetos, ou seja, cada povo ou civilização através dos tempos criou a sua forma de linguagem.

Alfabeto

Alfabeto Latino

O nosso alfabeto é o alfabeto latino e possui 26 letras, em que algumas letras de origem estrangeira foram incorporadas ao nosso alfabeto devido à utilização dessas letras em nossa linguagem, mas nem sempre foi assim. Nós usamos o alfabeto latino conhecido também como alfabeto romano, e foi criado pelos romanos aproximadamente no século VII a. C. e possuía apenas 20 letras. Posteriormente, as demais letras foram inclusas. O alfabeto romano é o mais utilizado no mundo e é por meio dele que escrevemos a nossa Língua Portuguesa.

Como se divide o alfabeto?

O nosso alfabeto é dividido por consoantes e vogais. As consoantes são: B, C, D, F, G, H, J, L, M, N, P, Q, R, S, T, V, X, Z. As vogais são: A, E, I, O, U. E as três letras que fazem parte do nosso alfabeto e são usadas na escrita de nomes e palavras de origem estrangeira: K, W, Y.  Essas letras de origem estrangeira são usadas para escrever nomes próprios, siglas, abreviaturas e palavras de origem estrangeira.

Ordem alfabética

O alfabeto é escrito de forma ordenada, ou seja, as letras respeitam uma ordem de escrita. Essa ordem alfabética é importante para organizar as palavras em várias situações, como por exemplo: a organização dos dicionários, que iniciam com a letra A e seguem a ordem da sequência das letras. Outro exemplo que podemos mencionar é a organização de uma agenda, seja ela impressa ou eletrônica e em controle de arquivos, facilitando a procura por nomes com maior facilidade. Escrevemos as letras do nosso alfabeto de forma maiúscula e minúscula, cursiva ou manuscrita.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados