Colégio Web

Acentuação do “u”

Quais são as regras?

Publicidade

As regras antigas já estavam bem aprendidas. Porém, com o surgimento de novas regras, muita gente pode estar em dúvida sobre alguns aspectos da acentuação gráfica. É o caso da acentuação das palavras com “u”. Em algumas situações palavras com “u” recebem acento, já e outros casos o acento é dispensado. Qual a regra?

Vamos entender um pouco sobre o assunto e ficar por dentro de mais uma regra da nossa Língua Portuguesa. Inicialmente, analise essas palavras seguintes do nosso vocabulário:

BAÚ, CAJU, ITAÚ, URUBU, JAÚ, PACAEMBU

Acento no UE aí, quais são as diferenças? Por que algumas estão com acento e outras não tiveram o mesmo tipo de acentuação?

Uma característica semelhante nessas seis palavras é o fato da última sílaba ser a mais “forte”. Quando pronunciamos, o som mais “alto” é o da última sílaba.
E por que apenas algumas estão acentuadas com o “agudo”? De acordo com os estudiosos, a primeira tarefa para entender a diferença está na necessidade de separação das sílabas. Observe abaixo!

BA – Ú
CA – JU
I – TA – Ú
U – RU – BU
JA – Ú
PA – CA – EM – BU

O que você percebeu de comum nas palavras que não foram acentuadas? A regra explica que jamais devemos acentuar as sílabas oxítonas terminadas em u. Mesmo que ela faça parte de uma sílaba pronunciada forte. Essa é a explicação para que “caju”, “urubu” e “Pacaembu” não tenham recebido acento gráfico.

A regra também vai um pouco mais profundamente para explicar o porquê de “baú”, “Itaú” e “Jaú” terem sido acentuadas. Vamos ficar por dentro? A regra explica que as letras “u” e “i”, tônicas do hiato, devem ser acentuadas quando estiverem isoladas na sílaba ou caso estejam acompanhadas de “s”.

Hiatos

Acentuação do UE você já se lembrou do que significa um hiato? O hiato ocorre no momento em que duas vogais ficam juntas em uma mesma palavra, porém em sílabas diferentes.

E aí, ficou um pouco mais claro esse aspecto da acentuação do “u”? Em outra lição, vamos entender outros tipos de acentuação do “u”. Para que esse conteúdo fique ainda mais fixado, procure fazer exercícios. Uma boa possibilidade é que você separe uma série de 30 palavras e comece a separá-las, levando-se em consideração essas regras. Depois disso, faça a separação silábica e procure identificar as oxítonas, bem como os hiatos e tônicos.

Por fim, você também pode fazer um esquema em uma folha em branco e colar em algum local que sempre observa ou está presente. Nem sempre o “decoreba” funciona como aprendizado. Em alguns casos, mais vale demorar um pouco mais na fixação do conteúdo, mas compreendê-lo bem.

E as suas principais dúvidas da Língua Portuguesa, quais são? Confira outros artigos em nosso site e também deixe registrada a sua opinião. Com suas contribuições, estaremos produzindo novos e melhores textos que possam contribuir para o seu aprendizado. Por enquanto, procure executar bem a tarefa da acentuação do “u” e apresente suas dúvidas em caso de não compreensão.

No Colégio Web, você também pode acompanhar outros tipos de conteúdos em diferentes matérias e níveis de ensino.

 

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados