Colégio Web

3 maneiras de fazer uma boa redação para o ENEM

A redação costuma ser fundamental para a conquista de uma boa pontuação no exame do ENEM. Então, como ir bem? Confira nossas dicas para você arrasar!

Publicidade

O Enem será realizado entre os dias 26 e 27 de outubro de 2013, e agora os estudantes entram na fase final de preparação para esse importante momento.

A redação costuma ser fundamental para a conquista de uma boa pontuação no exame e, consequentemente, uma vaga em ótima instituição de ensino superior, que faça uso do resultado da prova para a admissão. Em geral, os últimos temas tem se debruçado sobre aspectos ora polêmicos, ora sociais. Assim, o candidato deverá estar atento a todos os temas que motivam a opinião pública e que levam à reflexão.

É importante também atentar para o fato de que, como o Enem é uma avaliação de caráter nacional, os temas, certamente, englobam assuntos pertinentes a todo o país, e não a uma região, em específico. Por exemplo: em 2011, o tema da prova de redação foi: “Viver em rede no século 21: os limites entre o público e o privado”; já em 2012, tivemos:. “O movimento imigratório para o Brasil no século 21”.

Estratégias para fazer uma boa redação para o ENEM

3 maneiras de fazer uma boa redação para o ENEM

Com base nisso, a seguir apresentamos três estratégias para escrever uma boa redação – e ser bem avaliado pela banca – no Exame Nacional do Ensino Médio. Acompanhe:

Fazer um esquema da estrutura do texto

Suas ideias deverão ser organizadas, como primeiro passo, antes de dar início à escrita em si. Para isso, deve ser feito um plano, um roteiro de seu texto e segui-lo. A organização deve ser a seguinte: o ponto de partida é a situação-problema oferecida pelo enunciado da prova. Com base nisso, deve ser redigido um texto dissertativo-argumentativo. Tente sempre ser original e buscar algo novo, que estimule você a escrever. Isso ajudará você a ter mais rapidez para produzir a redação, afinal, prazer faz com que seu texto fique mais original e fácil de construir;

Preencher o esquema

O formato de texto pedido pelo Enem é a dissertação-argumentativa. Portanto, é pedido que haja uma introdução que apresenta sua tese – a ideia que você irá defender -; 2 a 3 parágrafos de desenvolvimento, com os argumentos para defender sua tese; e 1 parágrafo de fechamento ou conclusão a respeito do tema do texto. Nesse momento, para fazer uma ótima redação é necessário que você ponha em prática todas as suas leituras acumuladas ao longo do período de preparação e veja quais informações servem melhor ao propósito de defender sua posição. Assim, você se cerca de fontes pertinentes e conseguirá deixar seu texto pessoal e muito bem aprofundado, ao mesmo tempo;

Reescritura do texto

Após escrever, é importante reler para identificar possíveis falhas, seja no estilo, na estrutura, ou até mesmo na gramática. Assim, observe aspectos como: o título e o tema precisam estar totalmente em sintonia. Afinal, é bastante comum desvirtuar o tema dado, quando o candidato estabelece um título sem qualquer relação com o mote principal e acaba por discorrer sobre outro assunto, muitas vezes, sem se dar conta. Então, caso o título seja requerido, apenas o proponha no momento da reescritura, ou seja, com o texto totalmente pronto, pois isso evita qualquer falha – busque algo que resuma sua ideia central, para o título. Em relação à linguagem, é importante fugir de abreviações do chamado “internetês”, ou de marcas de oralidade como gírias e afins. É importante tentar aplicar expressões formais ou eruditas, pois podem impressionar a banca de avaliadores. Ser simples e direto no texto é uma boa opção.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados