2. Distribuição da população

A despeito de o Brasil ser um país considerável populoso é um país que pouco povoado, com cerca de 20 hab./km2.

Veja na tabela abaixo os países que apresentam as mais altas densidades demográficas:

O Brasil também apresenta uma distribuição populacional bastante irregular, o Sudeste é a região mais populosa e povoada, já o Centro-Oeste é menos populoso, enquanto o norte ou a Amazônia é a região menos povoada.

No geral, as grandes concentrações de população estão localizadas nas proximidades do litoral, numa faixa com cerca de 300 km com densidade superior a 100 hab./km2.

A faixa que abrange o Maranhão, Pará e Mato Grosso do Sul possui uma Densidade Populacional regular de no máximo 10 hab./km2.

As áreas que correspondentes ao Amazonas e Roraima possuem densidades que não ultrapassam os 2 hab./km2

POPULAÇÃO BRASILEIRA POR REGIÕES

Conceitos importantes

Recenseamento ou Censo: consiste num processo de cálculo da população de um determinado local. No Brasil, o órgão responsável pela realização do censo é o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), normalmente ocorre a cada dez anos.

População absoluta: é a população total de um determinado território.

População relativa ou densidade demográfica: é a média de habitantes por quilômetros quadrado. É obtida pela divisão da população absoluta pela área de um determinado território.

Populoso: é um território que apresenta sua população absoluta elevada.

Povoado: é um território que apresenta sua densidade demográfica elevada.

DENSIDADE DEMOGRÁFICA DAS REGIÕES EM HAB./KM2

ESTADOS COM MAIORES POPULAÇÕES ABSOLUTAS