O uso do sinal de reticências serve para demarcar interrupções, que indicam suspensões na melodia da frase. Confira as modalidades de uso:

Para suspender ou interromper um pensamento ou ideia: “Está na hora de ficar em silêncio, porque …” ou “Às vezes, fico imaginando que…”

Quando indica que uma ação ainda não terminou: “O sereno caía…” ou “Os meses passavam…”

Sentimentos e sensações: o uso do reticências também acontece com frequência quando se deseja transmitir, por meio da escrita, sensações ou sentimentos que usamos por meio da fala. Quando hesitamos, estamos em dúvida, surpresos, irônicos, com ar de suspense, ironia ou tristeza. Observe os exemplos:

Eu… eu não entendo… não sei o que vamos fazer agora…
Não o quero encontrar… nem falar com ele… não… nunca mais…

Principais usos

1Ideias prolongadas: quando a conclusão do sentido da frase é feito com base na visão pessoal do leitor, que tem ideia prolongada.
A moça soube que tudo já havia sido feito e que agora era sua vez de tomar decisões…
Maria gosta de comer frutas: banana, abacaxi, morango, uva, goiaba, mamão,…

Ênfase e realce: palavras e expressões que precisam ser reforçadas:
Seu presente é… uma rosa!
Faça o que eu estou pedindo… hoje!

Diálogo interrompido: quando duas conversas são pausadas, seja pelo emissor ou por alguém que interferiu no diálogo.
– Passei pela área periférica da cidade e fui…
– Aí, sim? E você viu se as duas moças pararam de brigar?
– Não, não vi,… Fui rapidamente para casa.

Citação incompleta: quando as partes de um mesma citação não estiverem transcritas.
“ Houve momentos de dor e de tristeza, mas também aconteceram […] experiências incomensuráveis […]”
“[…] estaria para sempre esperando por seu destino.”

Letra maiúscula

Devo usar letra maiúscula ou minúscula depois das reticências? O uso da maiúscula indica que as ideias expressas antes do sinal estão concluídas, mesmo que estejam um pouco vagas, mas já há uma nova frase ou ideia.

“Não tive condições de ver isso… Estavam todos aguardando meu sinal, mas precisei sair do local”.
“Maria fez, pela manhã, as compras para o aniversário: farinha, açúcar, chocolate, ovos,… No período da tarde preparou a cobertura do bolo”.

A letra minúscula deve ser usada em ideias que expressem que as reticências não estarão concluídas, sendo retomadas na continuidade da frase.
“O pai pensou, pensou, pensou,… mas ficou sem saber que caminhos indicar”.
“Como eu havia dito… bem… infelizmente, o senhor não foi aprovado na redação”.