Colégio Web

Lixo e reciclagem

Publicidade

3. Lixo e reciclagem

O problema do lixo

Com o crescimento populacional, a quantidade de lixo produzido também tem aumentado. A decomposição é uma forma de controlar o lixo urbano, porém grande parte desse lixo não é biodegradável, portanto, não se decompõe causando a poluição.

O lixo das cidades pode ser levado para os lixões, aterros sanitários ou passam pelos processos de incineração ou compostagem.

Lixão

Os Lixões são extensos terrenos a céu aberto para onde os lixos urbanos são levados.

Neste local o lixo não recebe tratamento adequado, causando grandes problemas ambientais como a reprodução de moscas e a produção do chorume através da decomposição do lixo, substância altamente tóxica que contamina os lençóis freáticos e o solo.

Aterros Sanitários

O aterro sanitário é um local onde o lixo é enterrado em camadas alternadas de lixo e terra, evitando-se assim o mau cheiro e a proliferação de insetos. Na execução de um aterro sanitário, é importante impermeabilizar sua base para evitar a contaminação do subsolo e construir canais de drenagem para os gases e líquidos (chorume) que se formarão.
O lixo que vai para o aterro sanitário são os não-recicláveis, no entanto, é comum encontrar materiais recicláveis nos aterros, pois a coleta seletiva ainda não é realizada adequadamente.

Incineração

Incineração é um processo que consiste em queimar o lixo em câmaras de incineração, reduzindo o número de resíduos e destruindo os microorganismos causadores de doenças.

Compostagem

Compostagem é um processo na qual o lixo passa por uma triagem e é divido em três partes: material orgânico, materiais não-aproveitáveis e materiais recicláveis. 

O material orgânico passa por um tratamento biológico, onde é produzido um composto que é usado como adubo para a fertilização do solo.
Os materiais não-aproveitáveis são levados para os aterros sanitários. 

Os materiais recicláveis são direcionados para determinados locais onde ele será reaproveitado para fazer novos produtos.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados