Quando falamos em República Democrática, logo nos vem à cabeça presença do Presidente, o homem mais poderoso do País. No entanto, é frequente que nos esqueçamos que existe um outro membro do governo de extrema importância e que é tão importante dentro do cenário político quando o   presidente, o Senador.

O Senador é o representante de seu estado no poder Legislativo e é responsável por discutir e propor leis, fiscalizar o presidente e aprovar autoridades e empréstimos feitos pelo governo.

Nos Estados Unidos a figura do senador é mais conhecida e alguns desses políticos fazem grande diferença no governo de seu País.

Robert C. Byrd

Representante da Virginia Ocidental, Robert foi o senador que mais tempo permaneceu ocupando uma cadeira. Ao todo foram 51 anos de atuação.

Ele foi o primeiro político a servir de forma interrupta o senado por meio século. Além disso, era também ex-líder do Partido Democrata.

O democrata nasceu em North Wilkesboror, Carolina do Sul e faleceu aos 92 anos de idade. Sua eleição ao senado se deu com 59% do eleitorado do estado, já a segunda vez a soma foi de 67%, o impressionante aconteceu em 1976 quando ele recebeu 100% dos votos.

ExSenadores dos EUA que mudaram o Mundo

Barack Obama

O atual presidente dos Estados Unidos foi também senador por Ilinois de 1997 a 2004. Advogado, organizador comunitário, autor e professor são apenas algumas das incumbências de Obama antes de assumir ao poder da maior potência econômica do mundo. Ele é filho de um queniano e foi o primeiro afro-americano a assumir a presidência do País.

Obama aprovou leis importantes para sua nação e é uma das figuras mais importantes na luta da liberdade, principalmente ao apoiar o movimento LGBT.

O atual presidente americano se tornou também um líder muito popular e passou, inclusive, a inserir a Casa Branca nas redes sociais, onde conversava diretamente com todos os americanos.

Hillary Clinton

Senadores dos EUA que mudaram o Mundo

A ex-primeira-dama dos Estados Unidos ocupou um lugar no Senado de 2001 a 2008. Representando o estado de Nova Iorque a política é também advogada e formada em Ciências Políticas.

Natural de Ilinois, Hillary tenta agora se candidatar à presidência dos Estados Unidos. Caso consiga vencer as prévias do partido e se eleger na votação popular ela será a primeira mulher a se tornar presidente do País.

Dois anos depois de se casar com Bill Clinton (1975), a advogada fundou a Associação em Defesa da Crianças e Famílias do Arkansas. Além de ter se tornado a primeira presidente da Corporação de Serviços jurídicos no ano seguinte.