No último dia 27 de novembro de 2014 o nome de Joaquim Levy ganhou notoriedade e surgiu com força nos principais noticiários e demais meios de comunicação por conta do anúncio feito por Dilma Rousseff, que afirmou que ele será o Ministro da Fazenda de seu próximo mandato.

Portanto, muitas dúvidas surgiram na cabeça das pessoas sobre a figura de Joaquim Levy, e por este motivo, vamos procurar elucidá-las com este artigo, para que você possa conhecê-lo um pouco mais, já que ele será peça tão importante para a realidade econômica do Brasil nos próximos anos.

A juventude

Joaquim Levy

Nascido no Rio de Janeiro, no dia 17 de fevereiro de 1961, Joaquim Vieira Ferreira Levy se graduou em Engenharia Naval pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e depois estudou Economia na Fundação Getúlio Vargas, onde concluiu seu mestrado no ano de 1987.

Tornou-se PhD em Economia pela renomada Universidade de Chicago, fato que se deu no ano de 1992, se tornando um dos economistas brasileiros mais proeminentes da nova geração.

A carreira

No ano de 1984 o jovem Joaquim Levy deu início à sua vitoriosa carreira ao trabalhar no Departamento de Engenharia e na Diretoria de Operações da Flumar S/A Navegação.

Também foi professor do curso de mestrado da Fundação Getúlio Vargas no ano de 1990, fato que se deu antes de fazer parte do quadro do Fundo Monetário Internacional (FMI).

No FMI ele atuou durante o período entre 1992 e 1999, ocupando cargos importantes dentro dos Departamentos do Hemisfério Ocidental, Europeu I e de Pesquisa, com maior importância quando trabalhou nas Divisões de Mercado de Capitais e da União Europeia.

Outro cargo que mostra a importância de Joaquim Levy e de sua carreira até os dias atuais é o de vice-presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento.

Quem é Joaquim Levy

Atuação no governo Lula

Apesar de ter exercido esta infinidade de cargos importantes, e muitos outros mais, o fato é que Joaquim Levy ficou realmente conhecido do grande público no Brasil quando foi convidado para ser secretário do Tesouro Nacional em 2003, durante o primeiro governo Lula.

Levy exerceu esta função com muito afinco até o ano de 2006, e ficou famoso por ser muito cuidadoso em relação aos cortes públicos, o que serviu de base para que ele ganhasse o apelido de “mãos de tesoura”.

Agora, Levy deverá levar toda a sua austeridade para o Ministério da Fazenda, onde irá cuidar diretamente da economia do Brasil pelos próximos anos.