Muito mais do que apenas mais um candidato concorrendo à presidência da república nessas eleições 2014, Eduardo Jorge é Deputado Estadual pelo Estado de São Paulo, médico sanitarista e militante político. Conquistando o público nos últimos tempos por suas críticas diversificadas em segmentos polêmicos relacionados à política social brasileira, além de se posicionar a favor de fatores relacionados à ecologia e diversidade social.

Sobre Eduardo Jorge

Eduardo Jorge Martins Alves Sobrinho nasceu em Salvador no dia 26 de Outubro de 1949. Ele cursou medicina na Universidade Federal da Paraíba, em João Pessoa, em 1968. Especializando-se em medicina preventiva entre 1974 e 1975, e em saúde pública em 1976, Jorge tomou conhecimento da situação da saúde no Brasil.

Eduardo Jorge

Eduardo militou no movimento estudantil e no LGBT a partir de 1968, em João Pessoa. Foi preso e processado duas vezes a partir de sua atuação nos movimentos. Em 1974, agiu em movimentos populares na periferia de São Paulo, organizando conselhos populares de saúde em 1978. Trabalhou como médico sanitarista da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo logo após. Casado e pai de seis filhos, o médico reside em São Paulo nos dias atuais.

Vida política de Eduardo Jorge

Eleito Deputado Estadual e Federal entre 1983 e 2003, o atual candidato à presidência começou sua carreira política no Partido dos Trabalhadores. Em 1991, propôs o projeto que deu início à popularidade dos medicamentos genéricos, que previa a remoção das marcas comerciais de medicamentos para limitar os impostos cobrados acima dos mesmos. Divergências de partido o fizeram ajudar a fundar e filiar-se ao Partido Verde, em 2003.

Eduardo Jorge PV

A legislação constitucional de Seguridade Social (Saúde, Previdência e Assistência Social) teve sua co-autoria, além das leis brasileiras que estipulam determinados regulamentos sobre a venda dos medicamentos genéricos, além do planejamento familiar e a esterilização voluntária. Também participou do desenvolvimento das leis de vinculação de recursos orçamentários para o SUS e de restrição ao uso do amianto, além da lei orgânica de assistência social.

Entre 1989 e 1990, Eduardo Jorge foi secretário municipal de Saúde de São Paulo no governo de Luiza Erundina, continuando na função no início da gestão feita por Marta Suplicy, entre 2001 e 2002. Jorge também foi secretário do Meio Ambiente nas gestões de José Serra e Gilberto Kassab.

Este ano, nas urnas, Eduardo Jorge é candidato à presidência da república pelo Partido Verde, com a vice-presidência de Célia Sacramento, no número 43.