A cada 4 (quatro) anos no Brasil nos temos eleições, cada brasileiro vai às urnas decidir quem será o próximo prefeito de sua cidade.

Por isso, que é muito importante antes de votarmos saber qual o papel de cada candidato e o que ele pode fazer de bom e proveitoso para a cidade. Como já falamos sobre as funções do vereador aqui, agora você vai descobrir qual é a função do Prefeito. Por mais que ainda não vote, é muito importante conhecer muito bem quem irá comandar sua cidade pelos próximos quatro anos.

O que é Prefeito?

Prefeito é o nome dado à pessoa que faz várias funções desenvolvidas por um administrador. Além disso, o prefeito elabora políticas públicas para a saúde, educação, qualidade de vida e bem estar da população. O prefeito conta, não somente com o apoio dos seus secretários, como também com o apoio dos vereadores da Câmara Municipal para administrar o município.

O prefeito também tem responsabilidade de buscar apoio financeiro do governo Estadual e Federal com o objetivo de promover melhorias no município que administra. A ajuda desses governos é feita através de repasses de verbas, convênios e auxílios de toda natureza para a realização de obras e implantação de programas sociais.

Para se tornar um prefeito, o mesmo tem de atingir mais de 200 mil eleitores, podendo ser dividida em 2 (dois) turnos. Ou melhor, para ser eleito no primeiro turno é necessário que o candidato tenha atingido mais de 50% votos na primeira eleição. Se nenhum candidato atingir essa porcentagem ai é decidida a eleição no 2º turno entre os candidatos mais votados.

Ainda segundo dados do TSE, em 2012, há possibilidade de ocorrer segundo turno em 83 cidades, sendo contabilizados 15.588 candidatos a prefeito que concorrem a 5.568 vagas.

Para se tornar um candidato à prefeitura, a pessoa tem de seguir alguns requisitos:

  • Ter no mínimo 21 anos de idade
  • Ter nacionalidade brasileira ou portuguesa
  • Título de Eleitor em dia
  • Domicilio eleitoral na circunscrição na qual o candidato se apresenta
  • Ser filiado de algum partido político