O cenário politico brasileiro se alterou drasticamente com o passar dos anos, considerando as transformações em nosso governo e todos os conflitos estabelecidos entre o Brasil e fora dele. Após o fim da ditadura militar que mobilizou o país em 1985, vários partidos políticos foram criados com firmeza, livres da clandestinidade, contando ainda com o apoio da legislação eleitoral brasileira e a Constituição Nacional, promulgada em 1988, que permite a existência de diversas agremiações politicas no nosso país.

Atualmente, mais de 30 partidos políticos estão registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), entre eles, muitos dentro do Planalto, agindo em função de suas ideias e características pessoais. Livres da pressão politica do governo ditatorial, muitos partidos se firmam até hoje desde sua formação. A fim de descobrir os partidos mais antigos ainda em atividade no Brasil, confira alguns nomes que tiveram presença na trajetória politica nacional, conhecendo um pouco mais sobre suas referencias.

PC do B (Partido Comunista do Brasil) e PCB (Partido Comunista Brasileiro)

Partido Comunista Brasil

Surgidos na mesma data, em 25 de Março de 1922, ambos os partidos foram colocados na ilegalidade durante o regime militar, mas logo entraram na disputa legal durante o governo de José Sarney. Enquanto o primeiro defende a implantação do socialismo, com bandeiras de luta pela reforma agrária, distribuição de renda e igualdade social, o segundo defende o comunismo, baseando-se nas ideias de Karl Marx e Engels, defendendo a luta de classes e o fim do sistema capitalista.

PTB (Partido Trabalhista Brasileiro)

O PTB foi fundado em 1979, contando a participação da filha do ex-presidente Getúlio Vargas, Ivete Vargas, na frente ideológica. Enquanto de inicio o partido pregava a volta de ideais nacionalistas (assim como afirmava Getúlio Vargas, durante seu governo), sua previsão de futuro não esperava pela fraqueza em que se encontra atualmente: Com pouca força politica e pouca visibilidade, o partido defende ideias associadas ao liberalismo, mas hesita no combate ao sistema atual.

PMDB (Partido do Movimento Democrático Brasileiro)

PMDB

O partido foi fundado em 1980, reunindo boa parte dos políticos que integravam o MDB na época da ditadura. Sendo o principal representante da redemocratização na luta brasileira pelos direitos governamentais, o PMDB foi vencedor em grande parte das eleições ocorridas no pós-regime. Chegou ao poder com José Sarney, elegendo a maioria dos governadores da época a partir do sucesso do Plano Cruzado, em 86. Pelos dissidentes do partido, formou-se outra legenda conhecida atualmente, o PSDB.