Com as eleições presidenciais e estaduais chegando, quando os eleitores brasileiros poderão escolher os candidatos para os cargos de presidente, governador, senador, deputado federal e estadual, cresce o interesse das pessoas pelas questões políticas.

Pois uma ideologia que aparentemente está caindo em desuso em outras partes do mundo ainda se coloca como uma força importante dentro do cenário político brasileiro, o comunismo.

Portanto, para você, que ainda não conhece muito sobre quais são os partidos comunistas brasileiros da atualidade, vamos listá-los aqui, para que você possa entendê-los de modo mais claro.

Partido Comunista Brasileiro – PCB

PCB

Herdeiro do chamado antigo “partidão”, o Partido Comunista Brasileiro, mais conhecido pela sua sigla PCB, é um partido de viés comunista, como o próprio nome sugere, mas que já não possui muito do que se viu na sua origem.

O partido foi fundado em 1922, e é, com isso, o partido político mais antigo do Brasil que ainda se encontra em atividade, sendo que atualmente conta com 92 anos de existência.

O PCB sempre se viu em dificuldades por causa de sua natureza ideológica, sendo que foi perseguido logo em seu ano de fundação pelo então presidente da república, Epitácio Pessoa, que o colocou na ilegalidade, condição da qual saiu somente em 1927.

Durante a Ditadura Militar, o PCB passou mais alguns anos na ilegalidade, se movimentando dentro das guerrilhas e dos movimentos estudantis, conseguindo se manter vivo até os dias de hoje.

Partido Comunista do Brasil – PC do B

PC do B

Fundando em 1962 como uma dissidência do PCB, o Partido Comunista do Brasil, mais conhecido pela sua sigla PC do B, se diferencia do partido que lhe deu origem por causa de algumas visões em relação ao comunismo de um modo geral.

É um dos partidos mais antigos do Brasil em atividade, sendo também um dos mais conhecidos, e não muito raro, é muito confundido com o seu “pai”, o PCB, o que dificulta em muito a vida das duas legendas, pois exceção feita aos militantes mais ativos, para os demais eleitores, fica difícil distingui-los.

Outras legendas

Apesar de termos duas legendas que se intitulam bastiões do comunismo no Brasil, o fato é que há outras legendas que compartilham do comunismo ou do socialismo em sua ideologia de formação.

São elas as seguintes: PTB, PT, PSOL, PDT, PTB, PSTU, PPS, POR, entre outros, sendo que alguns não possuem relevância no cenário político, mas outros são de suma importância, como o Partido dos Trabalhadores (PT), que está na presidência da república desde 2003.