As eleições no Brasil estão chegando, e isso significa que as mesmas conversas sobre como uma reforma política reduzindo o número de partidos seria fundamental para o sistema político brasileiro ressurgem com força.

E o exemplo dos Estados Unidos ganha cada vez mais força, ainda mais quando comparamos o poderio econômico e político do “gigante do norte”.

Portanto, vamos entender um pouco mais sobre a história dos partidos políticos dos Estados Unidos da América, para entendermos as diferenças entre o modelo de lá e o de cá, e para entendermos o que há de bom e de ruim nele.

Bipartidarismo

Nos Estados Unidos da América, o que vigora no âmbito político é o sistema bipartidário, onde duas forças antagônicas se revezam no poder desde o ano de 1856.

Esses partidos são o Partido Republicano e o Partido Democrata, que se diferenciam por questões relacionadas à visão política e econômica. Vamos entendê-los?

Partido Republicano

Abraham Lincoln

Originalmente, um partido ligado à causas mais nobres, como a libertação dos escravos, foi o partido de Abraham Lincoln, por exemplo, que usou a máquina partidária para vencer a Guerra Civil Americana e para aprovar a abolição dos escravos.

Atualmente, o partido, que é conhecido desde a década de 1880 como Great Old Party (Grande Partido Velho), é defensor de políticas mais conservadoras, com a defesa do liberalismo econômico, do conservadorismo social e do conservadorismo fiscal.

Partido Democrata

Franklin D Roosevelt

Considerado o partido político mais antigo do mundo em atividade, o Partido Democrata era originalmente mais conservador do que seu rival Republicano.

No entanto, a virada de posição para uma visão mais progressista se deu em 1912, quando o Partido Democrata começou a se posicionar em favor do trabalho em questões econômicas e mais sociais.

Franklin Delano Roosevelt é um dos nomes mais proeminentes da história do Partido Democrata, e sua filosofia e visão econômica são influência na policita liberal defendida pelo Partido Democrata até os dias atuais.

Demais partidos

Apesar de o cenário político estadunidense ser dividido entre o Partido Republicano e o Partido Democrata, há outros partidos licenciados atuando no país.

São eles o Partido da Constituição, o Partido Verde e o Partido Libertário, ao passo que desses, o mais antigo é o último, que foi fundado em 1971.

Dentro do cenário político bipartidário dos Estados Unidos da América, há também a possibilidade de que alguns candidatos lancem candidatura de modo independente, sem filiação a nenhum partido.