Também conhecido como PV, o Partido Verde brasileiro surgiu dentro da política do país na década de 1980, como uma tentativa de trazer à tona questões e preocupações de caráter mais ambiental.

As ideias ambientalistas estavam em voga, especialmente na Europa, de onde veio a inspiração para a criação do Partido Verde, para representar e englobar os interesses relacionados à preservação do meio ambiente.

Fundação do Partido Verde

A fundação do Partido Verde brasileiro se deu pelas mãos de articuladores importantes como Fernando Gabeira, Alfredo Sirkis, José Luiz de França Penna e Lúcia Veríssimo (atriz).

O código eleitoral que identifica a sigla nas eleições é o 43, e a cor, como não poderia deixar de ser, é o verde, para identificar o partido com as questões ambientais e da natureza.

PV

A fundação propriamente dita se deu no ano de 1986, no mês de janeiro, quando um grupo de ambientalistas e de ativistas de outros movimentos sociais importantes decidiu criar um partido que representasse a causa ambiental.

Além dos já citados nomes de articuladores importantes, fez parte da primeira cúpula da legenda o político Carlos Minc, que depois retornaria ao Partido dos Trabalhadores (PT).

Ideias do Partido Verde

Dentre as ideias defendidas pelo Partido Verde brasileiro (que é diferente em muitos aspectos dos Partidos Verdes europeus), está o desenvolvimento sustentável como única forma de garantir que toda a população do país tenha acesso às coisas mais básicas.

A diminuição da desigualdade social também está na pauta do Partido Verde, além do pacifismo, do federalismo, da democracia direta e do parlamentarismo.

Atualmente, bandeiras como a do casamento homossexual, a legalização do aborto, bem como a descriminalização das drogas, especialmente da maconha, também figuram entre as causas mais importantes defendidas por membros do partido.

Os principais nomes do Partido Verde

Marina Silva

Por ser um partido mais ligado às causas ambientais, o Partido Verde apresenta entre suas fileiras alguns dos nomes mais proeminentes do assunto.

Já fizeram parte de suas fileiras, ou ainda fazem parte, Fernando Gabeira, Alfredo Sirkis, Marina Silva (que concorreu à presidência da República em 2010), entre outros.

Infelizmente, diferentemente do que ocorre com os similares existentes na Europa, que serviram de inspiração para a sua criação, a verdade é que o Partido Verde brasileiro não possui a mesma relevância dentro do cenário eleitoral e político nacional.

E por esse motivo, em muitos casos, apesar da simpatia despertada por suas bandeiras e propostas, quase sempre acabam por não receber os votos dos eleitores.