Muito tem se falado sobre a importância do voto útil para mudar a trajetória desta eleição, especialmente no que diz respeito à disputa pela presidência da república, que está cada vez mais acirrada e também cada vez mais difícil de ser analisada.

No entanto, a pergunta que deve ser feita atualmente é uma só: a maior parte da população sabe de fato o que vem a ser o voto útil? Pois é para ajudar a maior parte das pessoas que não sabe o que é o voto útil que vamos explicar o seu significado neste artigo.

O voto tático

Eleições 2014 Voto Util

Antes de falarmos do que é voto útil, vamos falar de uma variação dele que foi muito utilizada, especialmente por especialistas em análises políticas, que sempre lançavam mão do termo para definir certos comportamentos dos eleitores.

Esta variação é conhecida pelo nome de voto tático (ou voto estratégico), e sempre foi utilizada para tentar definir comportamentos dos eleitores que procuravam votar em candidatos que não eram de seu interesse de fato apenas para tentar evitar a vitória de um candidato do qual não gostavam, deixando de votar em seu candidato de preferência apenas pelo fato de que ele não teria a menor chance de ganhar.

O voto útil nada mais é do que o voto tático, só com a definição de ser mais útil para quem deseja derrotar um candidato ao qual todos atacam, exatamente como ocorre atualmente com a presidente Dilma Rousseff.

Para muitos eleitores, votar em um candidato que não tem chances de vencer simplesmente será jogar seu voto na lata do lixo, fazendo com que ele se torne inútil, portanto, esses eleitores passam a optar por votar em candidatos que têm chances reais de vencer, para que, deste modo, consigam evitar a vitória do candidato mais forte que eles não gostam.

O que favorece o voto útil?

Voto Útil

Para muitos especialistas, o que favorece este tipo de comportamento que leva ao voto útil é o sistema político brasileiro, que permite que muitos candidatos surjam nas eleições, sendo que apenas dois ou no máximo três realmente têm chances de vitória.

Deste modo, para fazer com que seu voto tenha de fato algum tipo de peso no resultado final do pleito, muitos eleitores acabam por optar pelo voto útil, escolhendo candidatos que têm chance de vencer.

Com isso, há cada vez mais incentivos para que o voto útil seja cada vez mais comum nas eleições brasileiras.