Atualmente, há grande quantidade de pessoas insatisfeitas com a atual situação do país, especialmente no que diz respeito à política, e como prova disto, tivemos as manifestações gigantescas ocorridas no último dia 15 de março de 2015 em todo o Brasil.

No entanto, há muita gente que simplesmente não domina a política e todas as nuances, e que por este motivo, não consegue entender com exatidão o que está ocorrendo dentro do cenário político brasileiro atual.

Muitas destas pessoas desejam saber mais, e com isto, acabam procurando por livros e estudos sobre política, e por isto, para ajudá-las, nós vamos dar algumas dicas de livros que são mais indicados para quem deseja iniciar seus estudos sobre política.

O Príncipe

Livrosiniciar os estudos sobre política

Escrito por Nicolau Maquiavel, O Príncipe é um tratado político dos mais profundos e diretos que há na História da humanidade, tendo sido escrito em 1513, e tendo sua primeira edição publicada em 1532, depois da morte do autor.

Apesar de todo este tempo, como ocorre com grandes obras, O Príncipe ainda é um livro extremamente atual, sendo lido por líderes políticos do mundo todo, especialmente por ser uma espécie de manual de como deve se portar um governante para conduzir as questões relacionadas ao seu governo e também como agir para manter o poder.

O Manifesto do Partido Comunista

Este livro, escrito por dois fundadores do chamado socialismo científico, Karl Marx e Friedrich Engels, apresenta ao mundo o que se entende por ideal comunista, e que ficaria conhecido por todos como sendo o ideal marxista.

Escrito em 1848, bem no epicentro dos eventos turbulentos das lutas urbanas que pipocaram por conta das Revoluções de 1848, o livro trazia uma forma de pensamento inovadora para a época, buscando, entre outras coisas, a redução da jornada de trabalho diária de 12 para 10 horas (conquista consolidada).

Livros para iniciar os estudos sobre política

Introdução à Ciência Política

Agora se você deseja ter um pouco mais de profundidade em seus estudos, procurando entender melhor, antes de começar as leituras sobre política de um modo geral, uma boa opção será procurar por algo que sirva como introdução e também que dê sustentação aos seus estudos.

Este livro chamado de Introdução à Ciência Política, escrito por Darcy Azambuja, aborda a política de modo sistemático e procura dar claras noções de como ela evoluiu ao longo dos séculos, começando desde a visão clássica até as visões mais contemporâneas.