Em 1º de janeiro de 2015 o Brasil viu a cerimônia de posse da presidente Dilma Rousseff, que assumiu o cargo para o seu segundo mandato, o país também conheceu toda a nova equipe ministerial da presidente.

E entre os novos empossados na equipe ministerial de Dilma Rousseff, podemos destacar alguns nomes, como o de Kátia Abreu, que assumiu a pasta do Ministério da Agricultura. Vamos conhecê-la um pouco mais.

Origens

Abreu Katia

Kátia Regina de Abreu nasceu em 2 de fevereiro de 1962 na cidade de Goiânia, sendo que viria a se tornar uma grande pecuarista, além de também uma grande empresária da região, bem como uma política também.

Kátia Abreu, como é mais conhecida publicamente, estudou e se formou em psicologia pela importante Universidade Católica de Goiás, mas teve sua vida totalmente mudada ao ter de assumir uma fazenda que era de seu marido, que faleceu em 1987.

Desde então Kátia Abreu tem sido uma grande e importante pecuarista e uma figura de vulto na região, o que fez dela, entre outras coisas, uma verdadeira líder do setor pecuarista de Goiás.

Liderança no setor agropecuário

Por conta de suas ações e também por conta de sua boa formação, Kátia Abreu rapidamente se destacou dentro do setor agropecuário regional, conseguindo em bem pouco tempo se tornar presidente da importante instituição de classe Sindicato Rural de Gurupi.

Depois disto, ela acabou por se tornar presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Tocantins, sendo que exerceu este cargo de grande importância por nada menos do que 4 mandatos consecutivos, entre os anos de 1995 e 2005.

Vida política

Com sua grande atuação nos cargos que assumiu dentro do setor agropecuarista de Tocantins, Kátia Abreu acabou se aproximando da política, e logo ela se tornou uma figura importante dentro deste âmbito também.

Em 1998 ela disputou uma cadeira na Câmara dos Deputados pela primeira vez, sendo que acabou entrando como primeira suplente, assumindo a cadeira durante dois momentos entre o período de abril de 2000 a abril de 2002.

Ganhou destaque nacional ao ser escolhida para ser presidente da chamada Bancada Ruralista dentro do Congresso Nacional, em um ato até então inédito, já que ela se tornou a primeira mulher a comandar esta tão importante bancada.

Katia Abreu

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Depois de ter sido eleita senadora por Tocantins em 2006, Kátia Abreu ganhou ainda mais influência dentro do PMDB, e com isto, acabou por ser indicada por Dilma Rousseff para assumir a importante pasta do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.