O guerrilheiro argentino Ernesto Guevara de la Serna é um dos maiores ícones pop do século passado, tendo estampado com sua figura as camisetas de milhões de jovens rebeldes ao redor do mundo.

Símbolo da luta guerrilheira de esquerda, Che Guevara participou da Revolução Cubana no final dos 1950, e morreu ao tentar levar o conceito de levante guerrilheiro para as selvas da Bolívia alguns anos depois.

No entanto, mesmo apesar de ter sido morto em outubro de 1967, Che Guevara ainda é fruto de muita discussão, especialmente por parte de quem deseja entender a importância do guerrilheiro para o cenário político atual.

Che Guevara

Che Guevara serviu de exemplo para muitos outros revolucionários e guerrilheiros em diversas outras partes do mundo, especialmente na América Latina, onde sua figura ganhou uma aura quase mítica.

No Brasil, por exemplo, grande parte do movimento estudantil que tentou organizar levantes guerrilheiros contra a Ditadura Militar que vigorava por aqui foi motivada e inspirada pela figura do mítico guerrilheiro argentino.

Guevara serviu de inspiração para estudantes que lutaram contra o regime militar e que posteriormente, com a redemocratização do Brasil, passaram a atuar dentro do cenário político.

Ernesto Che

As consequências do pensamento político de esquerda propagado e defendido por Che Guevara para o cenário político de países como o Brasil, por exemplo, é de fundamental importância.

E isso se vê mais claramente pela formação de partidos políticos com ideologia de esquerda, como o Partido dos Trabalhadores, por exemplo, que surgiu de movimentos sindicais, grupos de intelectuais de esquerda e membros da corrente de pensamento católica da Teologia da Libertação.

O PT acabou por se tornar um dos partidos mais importantes do cenário nacional, rivalizando com o PSDB e com o PMDB, que também contam com ex-militantes do movimento estudantil nos tempos da ditadura, e que, como consequência disso, também tinha em Guevara uma figura importante.

Portanto, é natural se supor que Che Guevara tenha tido grande influência no cenário político da maior parte dos países, especialmente dos países da América Latina, onde diversos movimentos de esquerda foram inspirados pelos atos e pelas ideias do famoso revolucionário argentino.

Outro exemplo de sua influência se dá no Chile, onde há algumas figuras importantes dos movimentos da esquerda no poder atualmente, sendo que a maior parte delas era oriunda da época da ditadura militar chilena, e tinha em Che uma inspiração para sua luta incessante contra o regime vigente.