Com a conturbada situação política atual brasileira, várias pessoas têm buscado resgatar a histórica política do país para tentar entender como que a situação chegou a ficar como está atualmente e também para procurar soluções para problemas atuais e futuros.

E um dos governos que geram mais curiosidade é o de Itamar Franco, presidente que assumiu o comando do Brasil após o impeachment do então presidente Fernando Collor de Mello, que aconteceu em 1992.

No momento o país vivia um dos momentos mais difíceis já registrados em toda a sua história e apresentava uma recessão de longa data, uma inflação aguda e crônica, o alto índice de desemprego e muitos outros problemas que fazem lembrar a situação atual econômica e política do país.

Continue lendo e confira mais sobre como foi o governo de Itamar!

O Governo Itamar Franco

Data da foto: 01/1995 Itamar Franco e Fernando Henrique na posse de FHC na presidência da República.

Ao assumir a presidência interina do país em 29 de dezembro de 1992, Itamar Franco tinha como objetivo arrumar o cenário deprimente em que o país se encontrava. Para isso ele buscou realizar uma gestão transparente, algo que era muito reivindicado pela população brasileira na época.

Para que conseguisse realizar uma gestão tranquila e sem turbulências, que fosse na contramão de tudo o que havia acontecido até então, Itamar Franco buscou o apoio de partidos que tinham orientação mais voltada para a esquerda

E foi no governo de Itamar Franco que foi elaborado o plano de controle inflacionário que foi mais bem-sucedido da Nova República. Plano este que foi batizado de Plano Real. Ele foi desenvolvido pelo seu então Ministro da Fazenda, Fernando Henrique Cardoso, que anos depois acabou se tornando presidente do país.

O plano criado tinha o objetivo de criar uma unidade real de valor para todos os produtos que fosse desvinculada da então moeda vigente, que era o Cruzeiro Real. Assim, ficou estabelecido que uma URV era o equivalente a US% 1. Com o tempo, a URV se tornou apenas real e virou a nova moeda brasileira.

Franco Itamar

O Plano Real foi bastante eficiente na época e foi o responsável por proporcionar o aumento do poder de compra dos brasileiros, além de permitir o controle da inflação, que até o momento estava descontrolada.

Itamar Franco, apesar de alguns empecilhos, concluiu o seu governo com um alto nível de popularidade entre os brasileiros, o que foi provado com o seu apoio bem-sucedido a Fernando Henrique Cardoso, que acabou por suceder Itamar na cadeira de presidente.

O Brasil já passou por inúmeras fases difíceis e sempre encontrou soluções em todas elas. Agora, o que o país precisa é de alguém competente a sua frente que seja capaz de lidar com todos os problemas apresentados, assim como foi feito no passado.