Assim como Cuba, Vietnã e Laos, a República Popular da China é um dos quatro países remanescentes do socialismo que ainda existem no mundo, sendo o mais populoso de todos, além de ser o país mais populoso do mundo.

No entanto, o que mais chama a atenção da maior parte da população mundial que observa a China à distância é o seu sistema político, já que o tipo de “socialismo de mercado” propagado pelo país é dos mais controversos que existe.

Xi Jinping, Presidente da China

Xi Jinping, Presidente da China

Funcionamento da política na China

Com fortes restrições à internet, à imprensa, à liberdade de expressão, aos direitos reprodutivos e à liberdade de religião, a China é facilmente colocada como sendo uma das nações mais autoritárias do mundo.

Governada pelo PCC (Partido Comunista da China), o país se notabiliza pela ausência de oposição ao governo, já que o poder do partido hegemônico está consagrado pela constituição chinesa.

China Politica

Altamente hierárquico, o sistema eleitoral chinês apresenta o seguinte modelo: os Congressos Populares locais têm seus membros eleitos diretamente, sendo que todos os outros níveis mais elevados da esfera política chinesa passam a ter seus membros eleitos de modo indireto, por meio dos membros dos Congressos Populares.

Há outros partidos políticos chineses, que são chamados de partidos democráticos, que apenas fazem figuração na Assembleia Popular Nacional, bem como na Conferência Consultiva Política do Povo Chinês (CPPCC).

O cargo de presidente na China é preenchido seguindo o modelo descrito anteriormente, sendo que após eleito, o presidente passa a ocupar também o cargo de secretário-geral do Partido Comunista da China, além de presidente da Comissão Militar Central e líder político do país.

Economia na China

Além de ser gigante geograficamente e demograficamente, a China também é gigante no que diz respeito à economia, apresentando números realmente impressionantes de crescimento econômico nos últimos anos.

Historicamente, desde a sua fundação, em 1949, a China apresentava uma economia no melhor estilo soviético, com um projeto de socialismo planificado, que vigorou no país até a morte de Mao Tse-tung.

Em 1978 teve início o processo que culminou no que se convenciona por chamar atualmente de economia mista. Esse processo foi iniciado por Deng Xiaoping.

Politica China

Nesse modelo, que até hoje gera dificuldades de entendimento para a maior parte do restante da população mundial, a economia chinesa passou a combinar características socialistas e características do que entende por economia de mercado.

O resultado disso foi o socialismo de mercado utilizado pela China até os dias de hoje, onde há uma forte presença do capital em praticamente todos os setores da sociedade, mas também há grande preocupação com as desigualdades sociais e com os avanços da sociedade civil.