Ontem, 15 de março de 2015, o Brasil viveu um de seus momentos mais icônicos e marcantes desde os protestos das Diretas Já no início dos anos 1980, quando o país ainda vivia dentro do fantasma da Ditadura Militar.

Neste domingo, o povo brasileiro saiu às ruas em massa para protestar contra o governo da presidente Dilma e contra a corrupção terrível que assola o país, e o que se viu em capitais importantes como São Paulo e Rio de Janeiro, foi um verdadeiro “mar de gente” vestido de verde e amarelo.

Portanto, vamos dar um balanço geral de como foram as manifestações contra o governo pelo Brasil, mostrando o que se viu e contra o que se protestou.

Em São Paulo, mais de 1 milhão de pessoas!

manifestações contra o governo pelo Brasil

Segundo estimativas (apesar das controvérsias), na cidade de São Paulo, neste 15 de março, nada menos do que 1 milhão de pessoas participaram do ato contra a corrupção e contra o governo Dilma na Avenida Paulista.

De todas as localidades onde ocorreram manifestações, sem sombra de dúvidas em São Paulo foi onde se viu o maior contingente de pessoas, que trajavam as cores verde e amarelo e carregavam cartazes com dizeres contra a corrupção e contra Dilma e o PT.

A manifestação, apesar da presença maciça de pessoas, foi pacifica de um modo geral, não registrando grandes ocorrências policiais, com especial destaque apenas para a prisão de aproximadamente 20 indivíduos do grupo neonazista Carecas do Subúrbio, que estavam de posse de socos ingleses e de bombas.

No Rio de Janeiro, uma pausa para a praia!

Na cidade maravilhosa, houve duas manifestações, sendo uma pela manhã, que reuniu um grande número de pessoas, e outra à tarde, no centro, na Candelária, que também contou com presença grande de pessoas.

No entanto, o que mais chamou a atenção foi a pausa para a praia, que é tradicional para os cariocas, e que mesmo neste tipo de ocasião, não deixou de ocorrer, com manifestantes deixando a manifestação pela manhã para entrar no mar e se refrescar.

Como foram as manifestações contra o governo pelo Brasil

Milhares em outras capitais

Na capital federal, Brasília, também houve uma manifestação, com mais de 45 mil pessoas gritando contra o governo na Esplanada dos Ministérios, ao passo que em Curitiba, 80 mil pessoas também marcharam contra Dilma e contra corrupção.

Em Porto Alegre, um número estimado 30 mil pessoas se manifestou contra Dilma, mas um fato curioso ocorreu na capital gaúcha: um grupo de manifestantes organizou o “coxinhaço”, onde coxinhas foram distribuídas de modo bem humorado em protesto contra o impeachment e a favor de Dilma.