Nos últimos tempos, observamos várias manifestações da sociedade, mostrando que a administração atual do Brasil está deixando a desejar. Mas como anda essa gestão agora?

Gestão pública

É de extrema importância lembrar que gestão pública é um conjunto de órgãos, agentes e serviços do Estado, que devem assegurar a satisfação das necessidades coletivas variadas, tais como a segurança, saúde, cultura e bem-estar da população. Aqui, vamos analisar se no Brasil essas necessidades estão sendo bem asseguradas.

Como anda a gestão pública no Brasil

Saúde

Como andam os cuidados da gestão pública com a saúde? De acordo com reclamações e notícias recentes, vários pacientes destacam falta de médicos no atendimento, poucos leitos para atender a população e falta de planejamento para uma melhoria nessa área. Mesmo após diversas reivindicações, o governo mantém em 5º lugar os investimentos no setor.

Segurança

O índice de roubos e furtos não para de subir no país. O coordenador de Gestão e Estratégia da Secretaria de Segurança já desabafou que não tem verba para pagar horas extras aos policiais militares, aumentando, assim, a sensação de insegurança.

Educação

A economia do país está desequilibrada este ano. Para comprovar, o governo federal anunciou corte recorde no orçamento. Com isso, a educação também foi afetada. Um exemplo claro é o financiamento estudantil (FIES) promovido pelo governo, programa que objetiva facilitar a entrada das pessoas no ensino superior. Entretanto, várias pessoas foram frustradas ao verem, neste ano, sua única chance de entrar no ensino superior ir embora.

gestão pública no Brasil

Emprego

Já no primeiro trimestre deste ano, o Brasil foi marcado por uma taxa alta de desemprego. A indústria e a construção civil foram as grandes vítimas da crise econômica que o país está passando, fazendo com que muitas empresas fechassem as portas.

Moradia

O Programa de Aceleração ao Crescimento (PAC), que visa estimular o desenvolvimento da economia brasileira, através do investimento em obras de infraestrutura, sofreu contingenciamento de quase 30 bilhões neste ano. Com isso, o programa “Minha Casa Minha Vida” teve um bloqueio de aproximadamente sete bilhões. Por mais que o governo informe que pode realizar as obras do programa, se houvesse uma gestão mais organizada, esses impactos diminuiriam.

Com todas essas informações, dá para ter uma ideia de como anda a gestão pública do país, não é mesmo?