Sempre lemos e ouvimos a palavra mensalão em muitos meios de comunicação. Mas, você sabe realmente o que quer dizer mensalão e porque esse tema é sempre discutido nessas redes?

Mensalão vem da palavra mensalidade que significa o desvio de uma grande soma de dinheiro, ilícito transferido para favorecer determinados interesses, ou seja, a compra de votos de parlamentares. É usada para se referir a uma “mesada” paga a deputados para votarem a favor de projetos de interesse do Poder Executivo.

Essa palavra foi utilizada também na mídia internacional sempre acompanhada de uma pseudo-tradução. Em espanhol já foi traduzida como “mensalón” e em inglês como “big monthly allowance” (grande pagamento mensal) e “vote-buying” (compra de votos).

Essa palavra passou a ser usada e conhecida em 2005 depois de uma denúncia de um suposto esquema de pagamento no valor de R$ 30 mil que eram mensalmente desviados a deputados para favorecer interesses políticos. A partir daí ela passou a ser constantemente usada por causa do uso frequente de casos que continuaram.

Escândalos

O primeiro escândalo, em 2005 aconteceu no poder do ex presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que negou conhecer e estar relacionado a qualquer prática de mensalão, porém alguns dos suspeitos pertenciam ao PT (Partido dos Trabalhadores).

Os envolvidos eram acusados de crimes como corrupção ativa, formação de quadrilha, lavagem de dinheiro, gestão fraudulenta,  evasão de divisas e peculato, destacando-se os políticos: José Dirceu (ex-ministro da Casa Civil), Delúbio Soares (ex-tesoureiro do PT), José Genoíno (ex-presidente do PT).

O dia 2 de agosto de 2012 foi uma data importante no cenário político e judiciário brasileiro, pois iniciou o julgamento dos 38 réus envolvidos no mensalão. É considerado o julgamento mais importante do STF (Supremo Tribunal Federal).