Colégio Web

Utilização dos polímeros

Publicidade

7 – Utilização dos polímeros
 
Os polímeros são utilizados na forma de plásticos, fibras e elastômeros.
 
A) Plásticos 

Podem ser moldados, são mais leves que os vidros e que os metais, podem ser transparentes, podendo assim ser usado como suporte de eixos, isolantes elétricos e acústicos, pois eles têm uma grande resistência às variações climáticas e agentes químicos. 

Os plásticos se classificam em termoplásticos e termofixos

Os polímeros termoplásticos, quando são aquecidos ficam moles, podendo assim ser moldados e no caso das fibras extrudados. Já os polímeros termofixos, quando são aquecidos, não ficam moles, ou seja, não podem ser remoldados. Eles recebem o nome de resina, pois são considerados polímeros de rede tridimensional.

B) Fibras 

Os tecidos são constituídos de fibras, que são formadas por moléculas finas, longas e filamentosas. Neste caso as cadeias poliméricas ficam alinhadas lado a lado, conforme o eixo longitudinal da fibra. 

Depois de alinhadas, as moléculas permanecem nesta posição por causa das forças intermoleculares, ou seja, pontes de hidrogênio e forças de Van der Waals. 

Existem duas condições básicas para que o polímero seja utilizado como fibras: 

1) O polímero deve ser linear, permitindo o alinhamento longitudinal; 

2) Forças intermoleculares que consigam manter esse alinhamento, impedindo o que uma molécula se sobreponha na outra. 

C) Elastômeros 

Os elastômeros são polímeros, que possuem um alto grau de elasticidade. Para que um elastômero volte para sua forma original, ele deve ser esticado, pois as moléculas são compridas e só se alinham quando se estica o material. Elas não são alinhadas, pois suas forças intermoleculares são muito fracas (mais fracas que as das fibras).

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados