Colégio Web

A pecuária como atividade subsidiária

Publicidade

4. A pecuária como atividade subsidiária.

A pecuária extensiva foi responsável pela ocupação do interior do Nordeste devido ao fato da cana-de-açúcar se espalhar por grandes latifúndios na faixa próxima ao litoral. Como era proibida a criação de gado próximo aos canaviais para evitar que as reses destruíssem as plantações, foram instaladas fazendas de gado perto dos cursos de água, no interior da região.

A pecuária era uma atividade econômica subsidiária à cana- de- açúcar e depois à mineração. Como a cana-de-açúcar era a principal fonte de riquezas na colônia e os canaviais se espalhavam pela zona da mata nordestina, o governo proibiu a criação do gado nas proximidades das plantações de cana-de-açúcar. 

Como conseqüência disso o gado foi empurrado para o interior do Nordeste onde se instalaram inúmeras fazendas,
contribuindo, portanto, para a ocupação do interior, para seu povoamento e desenvolvimento econômico.

A primeira expansão do gado:
As atividades agro-pastoris fazem parte do quotidiano das comunidades camponesas. O gado, a par da terra, é um dos elementos.
Que garante a sobrevivência dos agregados familiares.
 
É, simultaneamente, fonte de riqueza e alimento, para quem enfrenta as labutas diárias e os rigores de um clima, para retirar da terra os magros recursos que complementam a sua subsistência, a criação do gado assumiu uma enorme importância nas regiões de montanha, onde os rigores do clima e a fraca produtividade dos solos garantem apenas o sustento da população.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados